Ao longo dos anos, nossa pele, como qualquer outro órgão do corpo humano, sofre alterações em sua estrutura. Embora o envelhecimento seja inevitável, podemos tomar algumas medidas para manter a pele bonita e hidratada por mais tempo, minimizando os efeitos do tempo. Para isso precisamos estar atentas para o sinas e baseado em 3 fases de amadurecimento cutâneo, podemos ir dispendendo os cuidado em cada uma delas.
Até a meia idade as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em até 50%, isso vai depender da genética e do estilo de vida de cada pessoa. O envelhecimento está associado a diversos processos da pele e pode ser dividido em 3 fases
As 3 fases do envelhecimento da pele
Fase 1: Perda da Luminosidade e inicio do surgimento das linhas de expressão: nesta fase, a produção de colágeno – responsável pela firmeza e sustentação da pele – diminui e passa a ser insuficiente. Devido a essa nova flacidez, surgem as primeiras linhas finas e rugas de expressão. Podem aparecer, ainda, irregularidades no tom e no relevo da pele;
Fase 2: Rugas mais profundas devido a maior flacidez da pele e início da perda de firmeza: durante esse período, as fibras de preenchimento da pele se renovam de forma inadequada. O colágeno e a elastina se desgastam mais intensamente.
Fase 3: Perda da densidade e do contorno facial: na pele madura com a diminuição do metabolismo das células, ocorre a diminuição da produção de colágeno ainda mais. Devido a isso é possível perceber o relaxamento cutâneo, perdendo a densidade e alterando o contorno e ressecamento da pele.
Quais são as principais causas do envelhecimento
As influências variam desde a ação externa e internas no metabolismo. Assim, desde a ação dos raios ultravioleta emitidos pelo sol até a ação hormonal que vai se alterando com o passar dos anos.
De acordo especialistas, o envelhecimento cutâneo se dá também através da ação conjunta de fatores com a ação dos músculos faciais: se expressar exige movimentos e trejeitos e essa movimentação dos músculos promovem a formação das linhas de expressão;
O Declínio hormonal que principalmente nas mulheres ocorre após a menopausa, alterando os níveis de estrogênio no organismo,diminuido, a elasticidade e espessura da pele,
A Renovação celular: o ciclo de renovação da pele acontece constantemente, mas com o passar dos anos também é reduzido, tornando a pele mais opaca e as linhas de expressão mais aparentes;
Ocorre a Glicação que é quando moléculas de açúcar se fixam em fibras de colágeno e elastina, essa ação afeta a elasticidade da pele e promove o aparecimento de rugas; ou seja, evitar o consumo de açúcar ajuda a pele a não envelhecer.
Ocorre a Oxidação, principalmente devido a estresse e poluição, gerando radicais livres que se unem às células saudáveis comprometendo o seu DNA, isso faz com que a regeneração seja cada vez mais lenta.
Cuidados ideais para peles maduras
É importante manter uma rotina de tratamentos, que seja adequado ao seu tipo de pele, além dos cuidados básicos abaixo, o ideal é que se busque um especialista que possa fazer as indicações mais adequadas a cada caso e tipo de pele.
Hidratação é importantíssima em todas as idades, mas é o mais importante a ser observado nas peles maduras.
Recorrer ao auxílio dos produtos anti-idade que contenham Antioxidantes, Anti-inflamatórios, Esfoliantes, Minerais, cremes percursores de Colágeno – como a Vitamina C , firmadores ou tensores, que podem repor maior viçosidade à pele e ajudar retardar o envelhecimento.
LEIA TAMBÉM
LISTA +80 ÓLEOS VEGETAIS PARA SUA BELEZA
VITAMINA E (TOCOFEROL) PARA PELE E CABELOS!!!
RECEITA: HIDRATANTE CORPORAL 100% NATURAL E VEGETAL