Bora criançada!
O mês de outubro começou e com ele vem o Dia das Crianças!
Esta data pode ser uma boa oportunidade para estreitar os laços com os filhos, já que há tantos pais que levam uma vida muita corrida e nem sempre têm tempo para curtirem seus filhos.
Na fase da infância à adolescência, que é uma época de muita inquietude, atividades como a televisão e a internet, costumam ser satisfatórias no período da rotina escolar, mas nesse dia especial o ideal seria praticar atividades diferentes, além de ganhar seus presentes.
Para que você não perca essa oportunidade de curtir e participar de cada fase única da vida do seu filho, a Sabão & Glicerina preparou algumas dicas para te proporcionar um Dia das Crianças com atividades produtivas e de baixo custo para as crianças.
Dica 1: Fazer os próprios sabonetes artesanais!
A gente sabe que as obrigações rotineiras, como; Lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes e tomar banho são encaradas pelos pequenos como atividades “chatas” e se fosse por eles, eles tirariam férias disso também…???
Mas sabemos quão importante é tudo isso. Então, que tal juntar a molecada pra fazer seus próprios sabonetes em forma de super-heróis, animais, personagens, brinquedos e muito mais… É super fácil!
Dica 2: Lanches divertidos!
É muito importante que os pais tornem prazeroso aos filhos, o consumo de verduras, legumes, frutas, folhas, cereais, proteínas, fibras e, principalmente, a ingestão de água. Todos esses elementos, combinados de maneira balanceada, conferem um excelente rendimento para a maturidade física e psicológica da criança.
Para que seu filho se alimente adequadamente, seguindo um horário controlado e um cardápio equilibrado, é preciso bastante paciência. Além disso as refeições devem transmitir uma sensação agradável e relaxante, não um momento frustrante de obrigação.
Dica 3: Brincadeiras em casa e passeios
Já que o foco aqui é trazer atividades de baixo custo e o mais divertidas possíveis, brincadeiras e passeios gratuitos podem ser uma ótima pedida para entreter nossos pequenos.
EM CASA
Massinha de modelar Faça em casa: misture 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de óleo e amasse bem até ficar boa para modelar. Pronto! Aí é só separar em algumas porções, usar corante alimentício para tingi-las e começar a brincadeira. Para conservar a massinha, guarde em sacos plásticos ou em potes bem tampados.
Arte com argila também é uma opção para desenvolver a criatividade dos pequenos que pode render muita diversão. A bagunça causada pela brincadeira compensa.
Corredor de barbante Crie uma missão impossível: ao longo de um corredor, prenda fios de barbante de uma parede a outra em diversas direções, como as luzes de um alarme. Depois, desafie a criança a atravessar o corredor sem tocar os barbantes.
Teatro Criem fantasias misturando roupas, inventem personagens, pensem na história, improvisem um palco no quintal ou em outro cantinho aconchegante e deem boas risadas.
Karaokê Faça uma playlist com as músicas preferidas de vocês e proponha um concurso de canto e dança.
Festa do Pijama, Noite dos Games ou Dia do Salão. Que tal convidar os amiguinhos para a brincadeira? De acordo com as preferências da criança, dá para fazer temáticas divertidas na hora de reunir a garotada.
PASSEIOS
Bolhas de sabão gigantes. Misture 3 medidas de água com 1 de xarope de milho (ou glucose). Mexa bem até ficar homogêneo. Depois, acrescente 2 medidas de detergente. Deixe a mistura descansar por 2 dias. Para fazer bolhas bem grandes, use dois palitos de churrasquinho sem ponta. Amarre um pedaço grande de barbante à ponta de cada palito. Em seguida, amarre as duas pontas soltas dos barbantes. Aí é só segurar pelos palitos e mergulhar o barbante na mistura de detergente para fazer as bolhas gigantes. Pode ser num parque ou no quintal mesmo!
Guerra de balões d’água. Encha alguns balões (bexigas) de água até a metade e amarre-os. Separe os participantes em times e estejam prontos para se molhar e se divertir bastante.
Piquenique. Prepare uma cestinha com as guloseimas preferidas de vocês. Escolha um parque ou uma pracinha legal. Não esqueça de levar uma toalha grande para acomodar os comes e bebes.
Visita a bibliotecas, museus, planetários. Locais com ingressos baratinhos, que, além de serem atividades educativas, podem render uma boa diversão. Escolha lugares novos e interessantes para a criança.
Bicicleta, patins, skate. Se a criança já gosta desse tipo de atividade, encontre um novo parque ou praça e vá brincar com ela. Também é possível ensinar um novo esporte ou procurar aulas para toda a família.
Visita a asilos, ONGs, abrigos
Um programa diferente, que pode atrair bastante a atenção da criançada e ajudar a ensinar a elas valores elevados. Afinal, nem só de diversão é feito o aprendizado. Visitar instituições como estas pode ser um passatempo bastante interessante