Manteigas – Quem são elas – Manteiga de Açaí
Manteiga de Açaí
Nome científico: Euterpe oleracea.
Parte usada: fruto.
Constituintes:
Rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Contém altos níveis de fitoquímicos antioxidantes que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, além de Ácidos oléicos, palmíticos, palmitoléico e cianídrico, amido, fibra, lignina, niacina, proteína, tanino.
O açaí possui propriedades nutricionais incontestáveis. É rico em proteínas, fibras, lipídios, vitamina e minerais, além de apresentar elevado teor de antocianinas. A quantidade de flavonóides do açaí é 30 vezes a quantidade encontrada no vinho tinto.
A polpa do açaí, alimento consumido por nove entre dez praticantes de esportes radicais, também possui propriedades que protegem contra a hiperplasia da próstata, revelou um estudo da Faculdade de Farmácia da UBR (Universidade do Brasil — ex-UFRJ). O “Journal of Agriculture and Food Chemistry” também publicou, em fevereiro de 2006, um estudo realizado por Del Pozo-Insfran que relata que os polifenóis do Açaí induziram a apoptose das células leucêmicas humanas. Este estudo confirmou que o Açaí é muito rico em antioxidantes.
A quantidade de flavonóides do Açaí é 30 vezes a quantidade encontrada no vinho vermelho. A atividade antioxidante do Açaí é muito maior do que muitas frutas e vegetais europeus contra os radicais peroxila, similar contra o peroxinitrito e menor contra os radicais hidroxila.
No cérebro, os componentes da fruta podem ajudar a manter mais saudáveis os neurônios, preservando a memória e o raciocínio. Também, atuam na prevenção da cegueira e da catarata, na manutenção das artérias limpas e desobstruídas, prevenindo o infarto.
Função:
É um dos fruto mais ricos em anti-oxidantes que se conhece.
Propriedades e Aplicações:
Possui elevada quantidade bioflavonóides, um poderoso antioxidante natural que ajuda a combater os radicais livres, além de apresentar minerais importantes para os processos de biossíntese da elastina e do colágeno, como zinco e silício.
Pode ser usado em formulações de produtos antiaging, pós-sol, cremes e loções revitalizantes por ser rica em ácidos graxos; Ômega 3, 6 e 9; fitosteróis; vitamina C e antioxidantes.
Quantidade a ser utilizada: 0,2% a 0,5%.
]]>