Essência:
É a matéria prima para fabricação de perfumes, extratos de perfumes, colônias ou Deo-colônias, etc.
São compostos que originalmente eram produzidos com vários óleos essenciais combinados para dar o bouquet ou aroma final.
Atualmente, a maioria dos perfumes é feita com produtos sintéticos, que são fabricados em laboratório e que imitam os odores naturais.
Alguns perfumes ainda mantém parte de seu bouquet feito de alguns óleos essenciais, mas a essência natural já quase não faz parte da perfumaria moderna, entre outras coisas, pelo seu custo de produção que é muito mais alto do que a sintética e a quantidade produzida, que é muito maior e mais facilmente obtida no caso das sintéticas.
Óleos essenciais voláteis ou etéreos:
São substâncias voláteis, produtos de extração de uma espécie vegetal aromática (flores,folhas, frutos, cascas e sementes) e portanto concentrados, apresentando toxicidade mais elevada que a da planta de origem . Encontrados em várias plantas aromáticas, possuem como características básicas o cheiro e o sabor. São insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.
Todas as plantas são tóxicas, o que as diferencia é o grau de toxicidade. Plantas consideradas medicinais também são tóxicas,pois se ingeridas em excesso, sob a forma de chás, principalmente, num período breve ou longo (intoxicação crônica) poderão acarretar sintomas de intoxicação, irredutivelmente!
Óleos carreadores:
São obtidos por prensagem a frio de sementes e castanhas, diferenciam-se dos óleos essenciais por não serem voláteis e possuírem alto teor de ácidos graxos em sua constituição. São óleos carreadores para massagens, pois são empregados como veículos de óleos essenciais ou extratos de plantas medicinais diversas, e são deslizantes para as mãos na massagem.
A área que aplica os óleos essenciais como medicação é a Aromaterapia, o seu uso é sempre em pequenas quantidades, e é preciso sempre saber como e quanto usar porque podem trazer problemas de saúde devido à sua toxicidade.
Nunca utilize um óleo essencial sem o acompanhamento de um profissional habilitado. Seja responsável e consciente no seu consumo.
Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Tem algum comentário a fazer?
Gostou desta matéria, escreva pra gente contando o que você achou!!!!!
Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.
Até a próxima
Maria José
Equipe Técnica Sabão e Glicerina
Clique Aqui para visitar nossa Loja Virtual