Emulsões, o truque de mágica de Cremes e Loções

Emulsões, o truque de mágica de Cremes e Loções

 

Todo mundo sabe que água e óleo não se misturam. Para que isso aconteça temos que emulsionar os componentes para que se “combinem”.

A emulsão se forma quando a água é deixada para encapsular moléculas de óleo com o auxílio de um ingrediente elástico chamado um emulsionante. A lecitina de soja, por exemplo, é um emulsionante comum e natural.
Cremes e loções são criados de uma forma muito semelhante. Apenas quando se trata de loções e cremes, outros ingredientes devem ser usados para manter a emulsão a longo prazo.

A cera emulsionante é um ingrediente que foi especialmente formulado para esta finalidade como o polawax ou o monoeatearato de glicerila (MEG). Elas contém apenas as quantidades corretas de cera e emulsificante para manter uma emulsão estável em creme de forma mais simples.

Também é possível criar uma emulsão com a ajuda de ingredientes naturais. No entanto, ao contrário da cera de emulsão , os agentes emulsionantes naturais devem ser utilizados em conjunto uns com os outros, para que funcionem. Uma combinação  tradicional para citar são aquelas com cera de abelha , lecitina e Borax , conhecidas coo Cold Cream.

Atualmente tem se conhecimento de que o uso do Borax podem trazer alguns  prejuízos à saúde, tendo sido restritos pela União Européia e Canadá em produtos feitos para crianças por exemplo.

Nesse sentido, postamos as informações sobre  Cold Cream a título de conhecimento e por ser o Cold Cream a mais

tradicional e difundida maneira de se emulsificar Cremes. Porém, sugerimos fortemente que utilize de opções de emulsificantes hoje disponíveis e consagradas no mercado, além dos novos lançamentos dentro da linha vegetal, tais como a base Dub Expert lançada pela Stéarinerie-Dubois, fabricante francesa , entre outras.

Juntos, estes ingredientes podem ajudar a criar uma emulsão estável de gorduras e águas.

Para criar uma fórmula de emulsão básica, tente trabalhar com esta fórmula simples:

Ingredientes:
1 parte de Emulsionante
3 partes de óleo / manteiga vegetal
6 partes de água

Compondo Emulsionante com Cera-Borax-Lecitina:

A parte de emulsionante pode ser feita com 100% de cera emulsionante ou de uma combinação de 80% de cera de abelha, 10% Borax, e 10% de Lecitina. Experimente com a quantidade de água, óleo ou emulsificante para criar texturas únicas. Você também pode tentar mudar a cera de abelha para outras ceras como, por exemplo, a cera de carnaúba ou a cera de candelila .
Para criar uma emulsão, comece por aquecer as ceras, óleos e manteigas, juntamente com a lecitina.

Em um recipiente separado, aqueça a água e o bórax. Quando todas as fases estiverem quentes, e as ceras já estiverem completamente derretidas, comece a colocar fase aquosa na oleosa mexendo sempre.

Verter lentamente uma porção muito fina da mistura oleosa na fase aquosa, enquanto mexe continuamente.

Após os ingredientes estarem completamente combinados, continuar a mexer a mistura durante, pelo menos, uns cinco minutos. A mistura deve ficar grossa e opaca.

Dependendo de seus ingredientes a sua mistura pode variar na textura e aparência.

Dar o ponto de emulsão estável também pode exigir alguns ajustes destes índices, dependendo dos ingredientes que você escolher.

Compondo com Emulsificante:

Podem ser Emulsificantes já conceituados como o Polawax, Monoestearato de Glicerila, Lanete N, Base Dub Expert entre outras,deverão seguir as orientações do fabricante, embora a maioria do procedimento sejam parecidos, ou seja,

aquecer o emulsificante em parte da água até dissolver e respeitando se as temperaturas indicadas.

 

Veja em Opções de Emulsificantes em Nossa Loja. Clicando Aqui!

 

Certo!

Até aqui você aprendeu a construir seu emulsificante.

No proximo post, vamos dar todas as dicas e ensinar como  Montar sua formulação de Loções e Cremes.

Não perca!!!
Clique Aqui para ver receitas de cremes corporais
As Formulações acima contem informações apresentadas de boa fé e fundamentadas no melhor conhecimento sobre o assunto. As informações têm valor apenas indicativo.Quaisquer informações comentadas, inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica.

 

Até a Próxima

 

Polawax – Como Preparar Cremes Não Iônicos