COMO CORRIGIR O PH DE SEUS PRODUTOS CAPILARES

Primeiramente:

O que é o ph??

Ph é o Potencial Hidrogênionico de uma solução. Na prática, podemos resumir da seguinte forma: o Ph é a medida da acidez ou alcalinidade de uma solução.

Ele é medido com um phmetro ou com as fitas de ph. As fitas indicadoras ou fitas de ph, mostram com boa exatidão, por mudança de cor o grau de acidez ou alcalinidade da solução analisada.

Fita de Ph
imagem: Fita de Ph

Para o acerto do Ph é necessário que o produto a ser corrigido seja homogêneo. Isto é fundamental para uma medição correta. Caso você mesma tenha feito seu próprio shampoo/condicionador/máscara, certifique-se de que o produto esteja bem homogêneo. Todos os componentes de uma solução demoram algum tempo para reagir e se solubilizar, portanto, é preciso deixá-lo homogêneo para que o ph não mude horas depois de feita a medida.

Na maioria dos produtos capilares prontos, a formulação do produto (shampoo, condicionador, creme, etc) indica seu o nível de pH. Os produtos em cujo rótulo está escrito ph fisiológico, são produtos cujo ph está entre 5.5 e 6.0.

O ph dos cabelos é levemente ácido, em torno de 5.5 a 6.0, sendo assim, o ideal para produtos para esta finalidade é ter o ph entre 5.5 a 6.0 ou 7 (que é o ponto neutro, ou seja, não é ácido nem básico). PORÉM, pode ser que seu cabelo não tenha esse nível de pH.

Escala de Ph
imagem: Escala de Ph

“Qual o Ph ideal para MEU cabelo?”

Os pH’s básicos (alcalínos) devem ser evitados por pessoas com cabelos altamente porosos (incluindo os danificados, descoloridos, com química, etc) e pessoas cujos cabelos tem porosidade normal. POR QUE? O pH mais básico faz os cabelos abrirem suas cutículas e aumentam sua porosidade. Então se seu cabelo já é poroso, ele com certeza ficará ainda mais e acabará tendo problemas de quebra.

Os pHs Ácidos (pH baixo) não são muito bons para tratamentos de cabelo em que a porosidade é baixa, pois a acidez desses pH’s faz com que os cabelos fechem suas cutículas e ocorra uma diminuição na porosidade dos fios. Isso causaria uma certa dificuldade na penetrabilidade das composições benéficas de seus produtos de cabelo.

 

✪ – Como acertar o ph de uma solução para cima (mais básico) ou para baixo (mais ácido):

A primeira coisa a se fazer é deixar a solução completamente homogênea, misturando bem os componentes.

Depois, corta-se um pedaço de fita indicadora e mergulha-se na solução até que ela mude de cor. Compare a sua cor com a tabela de cores indicativas de ph que está na embalagem do produto. A cor mais próxima da embalagem indica o valor do ph da solução.

O próximo passo é pegar um conta-gotas e colocar algumas gotas da solução com o ph desejado (ácido ou básico). Em seguida, homogenize a sua solução e veja o novo valor do ph da mesma.
Repita esta operação quantas vezes for necessário até chegar ao ph desejado.

Dica: com um papel e lápis, vá anotando quantas gotas foram necessárias para chegar no ph desejado para esta formulação, na próxima vez que você for fazê-la já sabe a quantidade aproximada de de corretor que deverá usar.

 

Acidificando seu Shampoo/Condicionador/Máscara:

Para tornar seu produto mais ácido, o padrão utilizado é usar uma solução de Ácido Cítrico a 30%.

O ácido cítrico é um ácido fraco e presente em muitos produtos naturais (frutas e outros). É um ácido seguro e fácil de manipular.

O método para acidificar é o que encontra-se acima, no paragrafo marcado com a estrela.

Preparo da Solução de Ácido Cítrico 30%:

Ácido Cítrico 30 gramas
Água Deionizada 70 mls
Dissolver o ácido na água, mexendo sempre até ficar completamente dissolvido.
Guardar a solução em frasco bem vedado para não evaporar.

 

Alcalinizando (tornando Básico) seu Shampoo/Condicionador/Máscara:

Para tornar seu produto mais básico,o padrão utilizado é usar uma solução Trietanolamina ou Hidróxido de sódio.

A trieta (como é conhecida) é padrão para alcalinizar soluções e normalmente é encontrada com o rótulo de neutralizante.
A trietanolamina já vem pronta, não requer nenhum tipo de preparo.

A Soda ou Hidróxido de Sódio em solução pode ser feita da mesma forma que a solução de ácido cítrico.

O método para alcalinizar é o que encontra-se acima, no texto marcado com a estrela, o mesmo usado para acidificar.

Dica: a Trietanolamina, é mais fácil de usar e mais segura do que o Hidróxido de Sódio.

 

 

LEIA TAMBÉM

SUBSTITUIÇÃO DE ANIMAIS POR PELE 3D EM TESTES COSMÉTICOS LOGO PODE VIRAR REALIDADE!

 

LISTA +80 ÓLEOS VEGETAIS PARA SUA BELEZA

LISTA DE EXTRATOS VEGETAIS COSMÉTICOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *