6 ceras veganas para suas receitas cosméticas!
1. Cera de Carnaúba
A Cera de Carnaúba é derivada das folhas da palmeira brasileira conhecida como Copernicia cerifera. Essa cera é uma espécie de exsudato (saída de líquidos orgânicos através das paredes e membranas celulares) das folhas para evitar a desidratação das folhas. Pode ser encontrada desde amarelo escuro intenso até a cor bege claro, em flocos, granulados ou em pó. Possí alto ponto de fusão e é uma cera bem dura.
- Nome INCI: Copernicia cerifera cera
- Ponto de fusão: 80-86 o C
- Valor de saponificação: 78-95 mg KOH / g
- Valor de ácido: 2-15 mg KOH / g
A Cera de Carnaúba confere dureza e reduz a viscosidade nas formulações cosméticas. É aplicada em rímel como agente volumizador. Em produtos para o cabelo, a Cera de Carnaúba proporciona firmeza. Em emulsões de água em óleo, é usada como estabilizadora e modificadora da viscosidade.
O teor de hidrocarbonetos da carnaúba é bastante baixo (compare seu valor de saponificação e o valor ácido com a cera de candelila) e seus principais componentes são os ésteres graxos.
2. Cera de Candelilla
A Cera de Candelila é provavelmente a cera mais usada quando os artesãos buscam por um substituto à de abelha. É derivada das folhas do arbusto mexicanas Euphorbia antisyphilitica . A cera não refinada tem uma cor amarela forte e um aroma muito gostoso. Pode ser encontrada em variações mais branqueadas com cores mais claras também.
- Nome INCI: Euphorbia cerifera cera
- Ponto de fusão: 68-73 o C
- Valor de saponificação: 43-65 mg KOH / gr
- Valor ácido: 12-22 mg KOH / gr
A cera de candelila tem uma alta capacidade de ligação ao óleo e é menos pegajosa que a cera de abelha. É usada para ajustar a viscosidade em emulsões de água em óleo. Ela confere brilho e durera. A candelila contém até 45% de hidrocarbonetos e apenas cerca de 20 a 30% de ésteres graxos.
3. Cera De Berry
A Cera Berry é uma cera macia de cor clara. É extraída das bagas de Rhus verniciflua . A árvore é chamada de verniz ou laca, porque o exsudato é usado na produção de laca do Japão.
- Nome INCI: Rhus verniciflua peel cera
- Ponto de fusão: 48-54 o C
- Valor de saponificação: 180-220 mg KOH / gr
- Valor ácido: 5-30 mg KOH / gr
A Cera Berry tem um alto teor de éster e consiste principalmente de ésteres de ácido palmítico, ácido esteárico e um ácido graxo C21 exclusivo: ácido heneicosílico. Devido à sua suavidade e baixo ponto de fusão, não é adequada para formulações em bastão. Suas principais aplicações são na produção de lápis ou estabilização de emulsões, bem como em bálsamos.
4. Cera De Frutas Myrica
A Cera da Fruta Myrica é obtida de bayberries. Tem uma cor pálida e um aroma agradável.
- Nome INCI: cera de frutas Myrica cerifera
- Ponto de fusão: 45-55 o C
- Valor de saponificação: 210-240 mg KOH / gr
- Valor ácido: 5-25 mg KOH / gr
A Cera de frutas Myrica proporciona à pele uma sensação muito agradável com bálsamo, manteigas e produtos para o cabelo. Não contribui muito para a dureza e adiciona principalmente textura e corpo (sem oleosidade) e estabilização da emulsão aos produtos cosméticos. Por ter um baixo ponto de fusão, solidifica-se muito lentamente e isso leva a uma textura muito agradável e suave dos produtos feitos com ela. É capaz de fazer hidratantes labiais em bastão e até mesmo alguns produtos como bálsamo facial, mas não é duro o suficiente para ser usado como cera para batons.
5. Cera de Farelo de Arroz
A Cera de Farelo de Arroz é obtida por meio da desparafinação do óleo de farelo de arroz virgem. É uma cera dura, amarela pálida que pode ser encontrada em pelotas, pedaços e em pó. Proporciona uma sensação de pele não pegajosa agradável em emulsões, bálsamos e manteigas. Uma de suas aplicações específicas é em batons para inibir a sinérese.
- Nome INCI: Oryza sativa cera
- Ponto de fusão: 79-85 o C
- Valor de saponificação: 65-95 mg KOH / gr
- Valor ácido: <15 mg KOH / gr
6. Cera de girassol
A cera de girassol é obtida desparafinando o óleo de girassol. Tem uma cor amarelo pálida e pode ser encontrada tanto em pedaços como diversas outras formas.
- Nome INCI: Helianthus annuus seed cera
- Ponto de fusão: 74-80 o C
- Valor de saponificação: 75-95 mg KOH / gr
- Valor ácido: 2-8 mg KOH / gr
A Cera de Girassol tem uma elevada capacidade de ligação com o óleo e proporciona uma ótima sensação de pele não pegajosa (suave). Ela dá brilho às suas receitas cosméticas e estabiliza as emulsões de água em óleo. Contém aproximadamente 30% de hidrocarbonetos e 70% de ésteres graxos. O acetato de Behenyl, o acetato de lignoceryl e o lignocerate do methyl são os principais ésteres da cera.
Como criar suas receitas com as Ceras Veganas
Quando se trata de escolher as ceras veganas certas para a sua receita, existem várias características a serem consideradas.
Em primeiro lugar, você deve considerar solidez da cera. Quanto maior o ponto de fusão de uma cera, mais rígido será o produto final. Se você estiver fazendo uma receita em que o produto tem forma de palitos, precisará de uma cera com um alto ponto de fusão para não se quebrar facilmente. Se estiver preparando algo para um clima tropical, precisará de uma cera com um ponto de fusão mais alto também, para o produto não derreter facilmente na temperatura ambiente . Se está preparando bálsamo para o corpo, por outro lado, você precisará de uma cera com um baixo ponto de fusão. Todas as ceras têm suas vantagens e desvantagens. A escolha depende do conceito do seu produto e pode variar de produto para produto e de aplicação para aplicação.
Quando você substitui uma cera por outra, o fator mais importante que você está procurando é a diferença entre os pontos de fusão. A Cera de Abelha, por exemplo, tem um ponto de fusão de 61-65 o C. Obviamente, se você vai substituir cera de abelha com uma cera com um intervalo de fusão de 80-85 o C, você precisará de concentrações mais baixas da cera. Por outro lado, se você vai substituir a cera de abelha por uma cera com uma cera de baixo ponto de fusão, precisará de concentrações mais altas dessa cera substituta.
O equilíbrio entre a rigidez (ponto de fusão), espalhabilidade e a sensação proporcionada na pele deve ser ajustado por meio de tentativa e erro e de acordo com o clima do local em que o produto será comercializado, a embalagem e o conceito do produto.
RECEITA: Pomada Caseira para Cabelo (com ceras)
- 6 g de Cera de Abelha
- 2 g de Cera de Carnaúba
- 15 g de Óleo de Semente de Gergelim
- 10 g de Óleo de Coco
- 10 g de Óleo de Mamona
- 40 g de Óleo de Jojoba
- 10 gotas de Óleo Essencial de sua escolha. (grapefruit, limão, sândalo ou óleo de ylang-ylang são ótimos para esta receita)
- Derreta a cera em uma panela.
- Mexa, abaixe o fogo e adicione lentamente a mistura de óleos essenciais. Se a cera endurecer antes de tudo ser misturado, aumente gradualmente o calor.
- Despeje a mistura em uma jarra de vidro. Quando a mistura esfriar para cerca de 40 graus, adicione os óleos essenciais.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
LEIA TAMBÉM
Receitas: Ceras para Depilação!
COMO CORRIGIR O PH DE SEUS PRODUTOS CAPILARES
RECEITA: LOÇÃO VITAMINADA PARA PELE
13 USOS DAS ARGILAS QUE VOCÊ DESCONHECIA