Vitamina E – “de E à Z”

Quando o assunto é proteção, hidratação e regeneração, seja para pele ou cabelos, uma figurinha carimbada na grande maioria dos cremes hidratantes, sabonetes e shampoos é uma mocinha chamada “Vitamina E”… Ou “Tocoferol”, seu nome menos charmoso.

A Vitamina E apresenta um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais dos danos oxidativos
induzidos nas células e tecidos por ações do tempo, do sol, da poluição, do estresse…
Protege nossas membranas contra a lipoperoxidação e como é estimulante do colágeno, também aumenta a firmeza, lubrificação e elasticidade da pele.

É muito utilizada em suplementos orais e em produtos de uso tópico para a prevenção de doenças ou fotoenvelhecimento.
Após a aplicação tópica, ela é facilmente absorvida pela pele por isso é muito utilizada em produtos pós-sol, pois reduz os danos induzidos pelos raios UV, diminui o eritema e a sensibilidade da pele após a exposição da luz UV.
A vitamina E é um ingrediente altamente desejável em formulações para rejuvenescer e proteger os tecidos cutâneos, porque ela possui capacidade antioxidante ‘in vivo’.

“A vitamina E age contra a deterioração das células e promove a suavidade da superfície cutânea, reduzindo assim as linhas de expressão”, explica Paulo Kogake, esteticista e membro da Academia Brasileira de Estética. As grandes marcas tem como destaque a Vitamina E em vários de seus produtos, como em hidratantes para o rosto como o Nívea Visage Dia, o Primordiale da Lancôme, que também tem uma versão específica para a região dos olhos e o Plénitude, da L’Oreal.
Em cremes anti-envelhecimento ela também está na linha de frente, como no Renew All In One, da Avon, e o Natura Chronos Noturno, assim como na composição de hidratantes para o corpo como o Nivea Body Milk, o Hidratante Gestante Ligia Kogos e o Mãos e Pés da Impala.
Também tem Vitamina E em shampoos e sabonetes. Ela está lá em todos os produtos das linhas Kérastase e Dove, no Oiltaum, da Stiefel, e no Sabonete Glicerinado com Mel Natural da Johnson’s. Até no sutiã hidratante da Triumph, o Cosmetic Bra, ela está…

Falando um pouco sobre alimentação, a ingestão de alimentos com a substância ajuda no rejuvenescimento da pele e promove sua maciez. “Nutrientes enriquecidos com vitamina E são responsáveis em melhorar o aspecto da pele sensível, diminuindo a irritação e combatendo a aspereza cutânea”, explica Fernanda Granja, nutricionista especialista em clínica funcional.
Os alimentos fonte de vitamina E são, principalmente, de origem vegetal, como frutas secas, óleos vegetais, cereais integrais, sementes, além da gema de ovo.
Além destes citados existem:

  • Óleo de soja, palma, amendoim, milho, cártamo e girassol;
  • Azeite;
  • Nozes, amêndoas, castanha-do-Pará;
  • Sementes de girassol;
  • Gérmen de trigo e grãos integrais;
  • Abacate.

Há inclusive estudos da Universidade de Queen, no Canadá, publicado na revista Lancet Neurology onde
foi constatado que uma dieta rica em vitamina E pode proteger contra o mal de Parkinson.

Como se vê, a mocinha pode fazer muito pela nossa beleza, tanto aplicada localmente como ingerida.
“A vitamina E é muito importante para a oxigenação e, portanto, nutrição de todo o organismo.
O reflexos disso na membrana celular se refletem no corpo todo, inclusive na pele, cabelos e unhas”,
acrescenta o dermatologista Paulo Roberto Nogueira. Ele recomenda atenção extra para alguns alimentos,
ricos na substância, que podem ajudar a promover uma bela renovação interna e externa. “Grãos como o milho, o girassol,
germe de trigo, amendoim, amêndoas, nozes, são todos muito ricos em Vitamina E, que também pode ser encontrada com abundância
em quase todas as hortaliças, especificamente o espinafre e o brócolis. Os cremes vegetais e as margarinas também têm bastante Vitamina E.
Só não é recomendável o preparo frito desses alimentos porque a fritura pode destruir o Tocoferol”, alerta ele.
É… vitaminada essa tal Vitamina E!

Gostou da matéria? Deixa um comentário sugerindo um próximo tema para abordarmos
Nos vemos na próxima!

 

Quer comprar Vitamina E para incrementar seus cosméticos.

Veja uma Receita com Vitamina E para seus cabelos:

14 ÓLEOS PARA UMA BOA UMECTAÇÃO CAPILAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *