14 ÓLEOS PARA UMA BOA UMECTAÇÃO CAPILAR

O que é a Umectação?

Umectação é como uma lavagem capilar de óleo. Ela é fortemente recomendada para cabelos ressecados, pois mantém a umidade dentro do fio, trata profundamente, diminui o volume, dá brilho, maciez e balanço aos cabelos. Alguns óleos específicos, fortalecem até a  raiz ajudando no processo de queda. A umectação deve ser feita com óleo vegetal puro, sem nenhum tipo de aditivos.
Quais os benefícios da umectação no cabelo? 

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar mais brilho aos cabelos, ele fica mais macio e compotado. A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!

Confira abaixo os 14 Óleos Vegetais para uma boa Umectação

  • Óleo de Coco extra virgem: possui ação emoliente e muito nutritiva, hidrata profundamente os fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres, combater a caspa, prevenir a queda e dar muito brilho as madeixas. É um dos poucos óleos perfeitos para serem absorvidos pelo couro cabeludo. Rico em vitamina E e ácidos láurico, cáprico e caprílico, têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais muito fortes. Esses ácidos graxos se transformam em agentes anti-infecciosos, como a monocaprina e monolaurina, que protegem o nosso corpo, interna e externamente, de erupções cutâneas, coceiras, micoses e dermatites etc. Indicado para cabelos crespos ou lisos, nos cabelos crespos, domina os cachos deixando-os leves, macios, hidratados e disciplinados. Já nos cabelos lisos ou com ondas, deixa-os mais lisos, hidratados e super brilhantes. Deve ser o prensado a frio e extra virgem, ok?…sem mistura de óleos minerais ou silicones.
  • Óleo de Amêndoas: O óleo de amêndoas dá brilho e maciez aos cabelos maltratados, tira os queimados, recupera escamas ou fios quebradiços. Tem função emoliente e hidratante.
  • Óleo de Semente de Uva: Este óleo é considerado um remédio natural para fazer os fios crescerem mais rápido, pois a vitamina E atua no fortalecimento e contribui para tornar os cabelos mais brilhantes e mais fortes. Sua textura não gordurosa permite uma rápida absorção pelos fios. Por isso, o óleo de semente de uva pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo. Na pele ele serve como hidratante e anti rugas, pode ser usado como demaquilante, a pele fica super macia no dia seguinte. Como usar nos cabelos? Você pode aplicar da raiz as pontas, deixar por uma hora e depois lavar com shampoo e condicionador.
  • Óleo de Alecrim: O alecrim é um arbusto de origem mediterrânea conhecido por suas propriedades revitalizantes e antissépticas que estimulam as raízes do cabelo, evitando problemas como a queda e favorecendo seu crescimento. O alecrim estimula a circulação sanguínea e graças a isto nosso cabelo parece saudável e sedoso, além disso, demonstrou-se muito efetivo para escurecê-lo, sendo ideal para realçar a cor dos cabelos castanhos ou negros, evitando assim a aparição dos fios brancos. O óleo de alecrim fortalece o folículo piloso e previne a queda de cabelo. Por ser um óleo forte, recomenda-se misturá-lo com algum outro tipo de óleo ou azeite antes de aplicá-lo.

    Óleo de Aloe Vera: popularmente conhecido como óleo de babosa natural tem função de modelar os cachos, deixando eles bem definidos, sem frizz e bem comportados. Este óleo também ajuda a alinhar os cabelos lisos, pois como dito antes, ele ajuda a reduzir o frizz, o causador da indefinição do cabelo. Ele também deixa os cabelos mais fortes, resistentes a quebra e queda e encorpados com volume controlado. O Óleo de babosa natural contém queratina natural, ou seja, ajuda a repor a queratina perdida pelos processo de coloração, descoloração, alisamentos e relaxamentos químicos, sendo assim, ajuda na reconstrução do fio.

  • Óleo de Damasco (Apricot): O Óleo de Damasco contém vitaminas A e E, que auxilia e repara a saúde da pele. Desta forma, é um grande remédio caseiro para problemas, como couro cabeludo seco, psoríase, caspa e eczema. O Óleo de Damasco restaura a umidade ao couro cabeludo seco ou escamoso ou aos cabelos opacos e secos.
  • Óleo  de Argan: O ativo é rico em ácidos graxos (oleico e linoleico) e vitamina E, fundamentais para deixar o cabelo sedoso. Além de serem agentes condicionantes, os ácidos graxos repõem a proteína capilar e deixam a fibra menos compactada e o fio mais brilhante e macio. A vitamina E é antioxidante e combate o envelhecimento causado por sol, poluição, vento e ar condicionado.
  • Óleo de Camomila: o óleo de camomila é muito hidratante e benéfico, tratando naturalmente o cabelo. Ele sela bem os fios, deixando-os mais alinhados e com menos frizz, cria uma camada que impede a evaporação natural da água das cutículas dos fios, deixando assim o cabelo hidratado por mais tempo e protege o couro cabeludo de inflamações.
  • Óleo de Cânfora:especialmente útil para cabelos extremamente fraco, secos, danificados e sem brilho. Através de sua influência sobre a circulação sanguínea no couro cabeludo e exibir suas habilidades únicas em relação ao cabelo, a Cânfora vem melhorando os processos de fornecimento de folículos pilosos com oxigênio e nutrientes essenciais. Como resultado da ativação do fornecimento de nutrientes e oxigênio para as raízes do cabelo, ele adquiri uma aparência saudável, e melhora exponencialmente sua estrutura.
  • Óleo de Cártamo: Ele nutre as raízes, penetra profundamente no interior do couro cabeludo e ajuda a prevenir o ressecamento. Ele fortalece os fios de cabelo que permite um crescimento de cabelo saudável e mais rico em um ritmo mais rápido. Como tal, para o crescimento do cabelo  óleo de cártamo é uma  excelente opção de ser considerada.
  • Óleo de Cereja: A abundância de vitaminas no óleo de cereja torna um óleo maravilho. Esse óleo nutre o cabelo e previne pontas duplas e queda de cabelo, estimulando o crescimento de novos folículos capilares.  é uma fonte rica de de antioxidantes é bom para o crescimento do cabelo e pode controlar de forma eficaz a queda do cabelo. Para o alisamento natural do cabelo, o óleo de cereja que é usado para fixar a forma lisa para o cabelo, pois ele é rico tanino que é um polifenol de moléculas pesadas que ajudam no preenchimento das pontes salinas para se igualarem com as pontes dissulfeto e assim deixar o cabelo liso.
  • Óleo de Chia: Tem altíssima concentração de lisina, possui Omega 3 e é repletos de nutrientes que promovem o crescimento do cabelo,  preveni a queda de cabelo, e acaba com a calvície e alopecia. É  rico em cobre que favorece a produção de melanina, o que retarda o envelhecimento dos cabelos e intensifica a cor do cabelo original. Rico em  zinco que desempenha um papel muito importante na produção de novas células ciliadas, o que mantém as glândulas secretoras de óleo. Uma fonte constante de sebo no couro cabeludo vai manter sua coroa de glória brilhante e bem condicionado. Rico também em ferro que é crucial para o cabelo saudável. Ela ajuda a transportar oxigênio para o couro cabeludo e cabelo. Os estoques de ferro empobrecido são uma das causas mais comuns de perda de cabelo prematura em mulheres.
  • Óleo de Gergelim:  o óleo de gergelim funciona muito bem para couro cabeludo e crescimento do cabelo, é enriquecido com vitamina E, complexo B e minerais como o magnésio, cálcio, fósforo e proteína que fortalece o cabelo desde a raiz e dá nutrição profunda.  Mesmo quando o cabelo está danificado por causa de processos químicos o óleo de gergelim pode ajuda a recuperar a saúde do cabelo devido ao seu alto poder de penetração.
  • Óleo de Germem de Trigo: muitas empresas estão incorporando o óleo de gérmen de trigo em alguns de seus produtos para a pele e cabelo, que, após absorvido, exerce um efeito hidratante, reparador e rejuvenescedor.

    As gorduras saudáveis do óleo de gérmen de trigo, entre as quais se incluem ácido linoleico e ácido palmítico, penetram facilmente no couro cabeludo e ajudam a hidratar o cabelo ressecado.

    Seus antioxidantes retardam o dano oxidativo causado pelos radicais livres e reduzem os desequilíbrios de pH que conduzem ao ressecamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *