Notice: Undefined variable: show_stats in /home/i5036/public_html/blog/wp-content/plugins/stats/stats.php on line 1384

/elementos/topo.png



 2016/09

Aromaterapia,Informações e Produtos,Matéria

Hidrolatos – as Águas Florais e suas Terapias

Hidrolatos

Águas Florais

 

Com propriedades terapêuticas semelhantes aos dos óleos essenciais  são muito utilizados na formulação dos cosméticos.

Na destilação, o vapor d’água passa pela planta e por meio de arraste leva o óleo presente no interior da célula até o condensador.

O vapor é resfriados até tornar-se líquido. Na coleta vamos ter o óleo essencial sobre a água, Na verdade, uma mistura de água e elementos ativos que formam os hidrolatos.
A etapa seguinte é a separação do hidrolato do óleo encontrado na superfície, feita em um decantador. As substâncias são separadas por meio da diferença de densidade e polaridade entre elas.

O hidrolato, após a separação é extraído no seu estado puro mantendo os mesmos componentes voláteis da planta que os originou. O aroma é muito parecido com a do óleo essencial, mas um pouco mais suave.
Por conter os mesmos nutrientes extraídos dos vegetais, os hidrolatos tem propriedade hidratante, tonificante e refrescante. Pode ser usado para cuidar do corpo e do rosto, em cremes, banhos aromáticos, escalda-pés e também como aromatizador ambiental.

Cada hidrolato vai possuir as propriedades da planta de onde foi resultado.

Seu pH levemente ácido  contribui para inibir desenvolvimento de bactérias, ajudando a manter as propriedades. É necessário manter em local fresco e bem fechado. Sendo normalmente envasados em vidro ou plastico com spray.

Aqui no Brasil, por se tratar de um país tropical os mais conhecidos são:
Lavanda: serve para todos os tipos de pele. É regenerador celular, cicatrizante, calmante. Bom para peles irritadas e acneicas.
Alecrim: revigorante. Bom para manter a concentração, refrescar a pele e combater caspa e queda de cabelo.
Hortelã pimenta: refrescante. é bom para peles oleosas, alivia coceiras e pele queimada do sol.
Gerânio: serve para todos os tipos de pele. é revitalizante. Bom para momentos de tpm.
Tea tree: anti-séptico, fungicida, bactericida. Otimo para tratar de feridas, cortes, acne, inflamações. Bastante usado na podologia para fazer a assepsia dos pés.

Rosa: bom para todos os tipos de pele, principalmente as mais maduras. equilibra as emoções femininas. Bom para estados de depressão e baixa auto estima.

 

Algumas das Maneira como você pode utilizar os benefícios dos Hidrolatos:
no BANHO adicione até 100 ml de hidrolato para um banho de adultos, até 50 ml no banho de uma criança e até 20 ml de hidrolato no banho com bebes.

Em AMBIENTES: Podendo ser usado liberalmente em torno animais de estimação, áreas de cozinha, quartos e outras áreas de seu ambiente.
Para preparar MÁSCARAS DE ARGILA substituindo a água por hidrolatos você já estará também acrescentando princípios terapêuticos em uma proporção segura.

Para fazer suas próprias LOÇÕES E CREMES a partir de um hidratante base e fazê-los você mesma substituindo a água pelo hidrolato.

Pós DEPILAÇÃO Após este procedimento para acalmar a pele calmantes, como a lavanda ou anéstésica como manjericão cravo.

Use hidrolatos como SPRAYS FACIAIS. Pode-se borrifar diretamente no rosto ou usar 50/50 com água purificada.

Como tônicos faciais são excelentes adstrigentes e para fechar os poros, use os de alecrim e hortelã pimenta para esse fim, só tome cuidado com os olhos, ao borrifá-los diretamente na pele.

Como TÔNICO CAPILAR, como o Hidrolato de Alecrim que ajuda contra a queda de cabelos. Borrife no couro cabeludo e faça leves massagens no couro cabeludo.

Para dar um up em peles cansadas e desvitalizadas, os melhores são patchouly, gerânio, rosa

Nossa sugestão são para os Hidrolatos da Bioessência. Confira Aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nenhum Comentário »

Não há opinião.

Deixe sua opinião

*

/elementos/separacao.jpg