Aromatizador de Ambientes: Dicas Receitas e truques

 

Nossa matéria de hoje é novamente os Aromatizadores de Ambientes, como nossas clientes sempre aparecem com dúvidas, resolvemos além da receita, postar as melhores dicas pra vocês ok?

 

1.  A primeira coisa importante sobre as diferentes quantidades de essências nas diferentes receitas, está na concentração destas As essências utilizadas para Perfumaria Fina, são indicadas na proporção de 20% para perfumes e 10% para se fazer colônias. Assim, suspeite de Receitas para Aromatizadores indicando quantidades de essência muito acima que 30%, pois a essência pode não ter qualidade.

 

2. Outra dúvida muito comum é a respeito dos Fixadores, alguns indicam colocar outros não… Então vamos lá!

 

Os fixadores são importantes quando se trata de perfumes, pois vão na pele, por isso têm a função de manter por mais tempo o perfume na pele. Por isso o fixador não é necessário na receita de aromatizador.

 

Você sabia que algumas essências já fazem a função de fixadores? geralmente as de notas de fundo que são aquelas que temos a percepção uma hora após passar o perfume e que ficam perdurando na pele. Essências como o musk ou vanilla são muito utilizadas como fundo, como fixadores.
Por isso, tenha em mente que fixadores também interferem no aroma escolhido e por serem menos “voláteis” também tendem a “grudar” nos ambientes.

 

Se você deseja que o perfume fique por mais tempo e não se importar que fiquem “resíduos”, pode optar por misturar essência de baunilha ou musk ou outros amadeirados ou mesmo o próprio fixador em seu aromatizador e borrifar nas cortinas por exemplo, para um cheirinho mais prolongado no ambiente. Mas evite nos de vareta, não funcionam bem e evite exageros para não pesar demais, certo!

 

Alguns detalhes sobre Aromatizadors de Varetas:

 

As essências que funcionam em Spray, podem não funcionar bem para esse tipo de difusor, os de Varetas.
Para que elas propagem bem o aroma no ambiente através das varetas, escolha essências que tenham notas de explosão maior, que tem nota de cabeça mais fortes, ou seja, são aquelas notas mais voláteis que duram alguns segundos e são a primeira impressão da essência, algumas são muito suaves e por isso não funcionam tão bem em varetas, neste caso, melhor optar pelo seu uso através de Sprays.

 

Já as as varetas ideais são aquelas usadas em algodão doce, feitas de madeira mais porosas, absorvem mais o líquido funcionando melhor na difusão do aroma no ambiente.
A quantidade de varetas e o comprimento delas também influenciam, use cerca de 5 ou 6 varetas longas e abertas em formato de leque no frasco, não faz mal se elas ficarem um pouco mais altas do que a altura do próprio frasco, o importante é sua funcionalidade.

 

Se o ambiente for muito ventilado um frasco de aromatizador com 6 varetas vai ser satisfatória aromatizar até 5 metros quadrados; se o ambiente for maior terá que distribuir mais frascos.

 

Use a Água desmineralizada ou destilada ou deionizada preferencialmente, que são livres de metais pesados e principalmente de cloro, para uma qualidade final melhor.
Se for usar água filtrada, deixe um dia descansando para que o cloro dissipe e os metais pesados decantem e utilize a água que fica por cima descartando a do fundo. Se acaso , você  encontrar receitas pedindo o EDTA, só para sua informação a função deste é justamente o de neutralizar os metais pesados contidos naturalmente na água. Já o Irgasan é um bactericida que tem a função de conservação do produto que contém água. Mas nada disso é necessário para seu aromatizador artesanal, ok?

 

Outro comentário que gostaria de fazer é sobre o Propilenoglicol e ou Renex nas receitas. Eles servem para solubilizar a essência, porque essências geralmente são composições oleosas, assim, ele é quem vai ligar suas moléculas em água/álcool  e evitar turvar. O Propilenoglicol é utilizado para perfume, por seu uso na pele ser atóxico. Já o renex faz o mesmo papel em aromatizadores, sanitizantes e outros produtos, que não vão ser passados na pele.
Outra coisa é que o propilenoglicol também evita que a essência se evapore muito rápido fazendo o aromaticador durar mais tempo.

 

E enfim a Maceração. Tem diversas formas de macerar encontradas por aí na internet. Tem gente que diz, maturar, deixar “curtir”, mas é um processo importante para dar qualidade ao seu trabalho. O processo ajuda a intensificar o aroma da essência e quebrar o cheiro do álcool.

 

O ideal é macerar num prazo minimo de 10 dias até 30 dias, quanto mais tempo melhor. O processo consiste colocar o frasco fechado na geladeira por um dia e outro dia em local com temperatura ambiente e escuro, entre um e outro, agite o frasco e abra a tampa para dissipar o álcool. Dê preferência para frascos de vidro, ou se quiser os frascos mais em conta, escolha os feitos de Pet, evite o plástico.

 

Corante só um pouquinho, pode até ser o alimentício, mas lembre-se, estes corantes são mais fotossensíveis, por isso vão debotar mais rápido com a claridade.
Já os corantes cosméticos se manterão por mais tempo sua côr.
Use Álcool de Cereais ou o Neutro, este último é o utilizado em perfumaria mesmo. Cuidado ao manipular o álcool, ok? Não manuseie álcool de cereais perto do fogo e mantenha os produtos longe do alcance das crianças.

 

De resto é curtir! brinque com a mistura de aromas, busque informações sobre Perfumaria, é um assunto bem interessante e você pode usar muitas dessas informações para seus aromatizadores, afinal quem não gosta de um bom cheirim! Dê o clima com eles, romântico naqueles momentos, ou alegres ou sofisticados nas festas, aquele cheirinho de bebê ou lavanda suave no quarto das crianças… Use a criatividade e seu bom gosto, decore seus frascos, distribua para seus amigos, presenteie!

 

Receita para Aromatizador Spray ou Varetas
  • 200ml de Essência
  • 700ml de Álcool de Cereais
  • 100ml de Água mineral
  • Gotas de Corante a base de água (opcional)
  • renex ou propilenoglicol dependendo da essência.
Água de Lençóis
A água de lençóis serve para dar uma renovada na sua roupa de cama, renovando seu frescor, borrifando-a entre os lençóis ao arrumá-la
para que ao se deitar a noite ela esteja fresquinha e perfumada. Por isso escolha essências suaves e não faça-a muito concetrada para não
agredir o olfato neste momento que deve ser de relaxamento.
  • 50 a 100ml de Essência
  • 700ml de água
  • 200ml de álcool
  • Gotas de Corante a base de água (opcional)
  • renex ou propilenoglicol dependendo da essência.
Obrigada por visitar nosso blog.
Espero que tenha gostado e Boa sorte!

VOCÊ PODE GOSTAR

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *