O que são os óleos e gorduras? Parte 3 Purificação ou Refino

 

Purificação ou Refino
Degomagem
É a primeira etapa do refino, e consiste da retirada de fosfatídeos, proteínas e outras substâncias coloidais. Neste processo, adiciona-se água ao óleo bruto, que sofre leve aquecimento (aproximadamente 70 ºC) de 20 a 30 min.

Aqui, ocorre a hidratação do material coloidal, levando a formação de emulsões. A mistura obtida é centrifugada para a separação da fase aquosa. O óleo obtido após esta etapa é chamado de óleo degomado.

Neutralização
É a segunda etapa, onde o óleo degomado é encaminhado para a etapa de neutralização onde é adicionada ao óleo uma solução aquosa de NaOH 5 %, que reage com os ácidos graxos livres para formar sabões. Em seguida, a mistura passa por um processo de centrifugação, que separa os sabões formados (borra) do óleo.

A borra obtida é utilizada para produção de sabões de baixa qualidade ou para a produção de ácidos graxos após a sua acidificação com ácidos minerais fortes, como o ácido sulfúrico. O óleo resultante desta etapa é chamado de óleo neutralizado.
Desodorização
É a etapa seguinte e, onde ocorre a remoção de substâncias que causam o mau cheiro do óleo bruto, como aldeídos, cetonas, ácidos graxos oxidados e, principalmente, o carotenoide chamado tocoferol (vitamina E).
Neste processo, conhecido como arraste a vapor, o óleo passa em contracorrente com vapor de água. Durante este contato, o vapor retira as substâncias que conferem odor ao óleo.

Clarificação
Última é a etapa do processo de refino. Nesta etapa são removidos os corantes que conferem cor ao óleo através da adsorção destes na superfície de uma mistura de carvão ativado e de argilas naturais conhecidas como terra clarificante. Pequenas quantidades de água remanescentes das etapas posteriores podem interferir no processo de braqueamento, pois podem “bloquear” a superfície da terra de clareamento e reduzir sua eficiência.

O óleo desodorizado deve passar por uma etapa de secagem antes de ser submetido ao processo de clarificação. Para tal, o óleo permanece durante 30 min. aquecido e sob baixa pressão (vácuo). Em seguida, a este óleo seco é adicionada a terra clarificante, deixando-se a mistura durante 20 a 30 min sob agitação, quando é então filtrada em um filtro-prensa.

Extração e Refino de Óleos e Gorduras de Animais
Os óleos e gorduras animais são obtidos através dos chamados sebos, os tecidos adiposos dos animais, normalmente associados a carnes, peles e ossos.
O processo de obtenção de gorduras é realizado da seguinte forma:
A primeira etapa consiste em triturar o material que contém a gordura e misturá-lo com água em uma autoclave, permanecendo a alta temperatura e pressão por 1 a 2 h onde as células contendo material graxo são destruídas, e a gordura fica na forma líquida devido à alta temperatura. Em seguida, este material é coletado em um decantador, onde a gordura, por ser menos densa, fica na superfície da água e pode ser facilmente recolhida. Esta gordura passa então por um filtro prensa para remoção de partículas sólidas em suspensão.

Apesar de semelhante ao refino do óleo de soja, as gorduras são refinadas seguindo uma ordem diferente das etapas .
A primeira etapa do processo de refino da gordura é a desodorização, que ocorre de forma similar à dos óleos vegetais. No entanto, neste caso o processo por arraste a vapor também elimina grande parte dos ácidos graxos presentes na gordura, motivo pelo qual este processo é conhecido na indústria como “neutralização física”.
Na próxima etapa, a gordura desodorizada é submetida ao processo de neutralização com hidróxido de sódio de modo similar ao descrito para o óleo de soja. Deve-se salientar que mesmo no caso de algumas oleaginosas de origem vegetal onde o óleo ou a gordura possuem alta acidez, como é o caso de palmeiras, o procedimento de refino é similar ao descrito aqui para gorduras animais.

Clique Aqui para ver o Uso cosmético e alimentar de óleos vegetais
 

VOCÊ PODE GOSTAR

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *