Desodorantes caseiros – Receitas

Eles são considerados mais saudáveis, por serem feitos com ingredientes naturais, e podem ser tão eficientes quanto os industrializados. “A eficiência destes dos desodorantes caseiros depende da sua composição. Desde que tenham ingredientes que reduzam a quantidade de bactérias nas axilas, eles serão capazes de inibir os maus odores.

Os ativos que desempenham essa função são os óleos essenciais que, em sua maioria, são antissépticos. “Cravo, alecrim, tea tree, eucalipto glóbulos e limão siciliano são os mais recomendados para a produção de desodorantes caseiros, por terem uma ação bactericida importante.
Para quem sofre com o suor excessivo recomenda-se o óleo essencial de cipreste, que diminui o volume da transpiração devido à ação vasoconstritora.

Em geral, o efeito das receitas caseiras dura menos tempo na pele. Os desodorantes naturais devem ser reaplicados de duas a três vezes ao dia, dependendo da pessoa e das condições do clima.

Pessoas que têm pele sensível devem fazer o teste antes de usar o produto, espalhando uma pequena quantidade da mistura no antebraço e deixando agir por seis horas. “Descontinue o uso caso o local fique vermelho, descame ou comece a coçar”, alerta Flavia. Isso porque, apesar de naturais, a maioria dos óleos essenciais pode provocar reações em que tem predisposição. “Nesses casos, a sugestão é aplicar apenas leite de magnésia nas axilas limpas”

Desodorante em pasta
Ingredientes:
três colheres de sopa de óleo de jojoba,
três colheres de sopa de cera de abelha derretida,
três colheres de sopa de bicarbonato de sódio,
duas colheres de sopa de amido de milho,
duas colheres de sopa de óleo de coco,
um quarto de colher de chá de vitamina E ou
um quarto de colher de chá de óleo de gérmen de trigo
5 gotas de cada óleo essencial: cravo, alecrim, tea tree, eucalipto glóbulos e limão siciliano.
Modo de fazer:
derreta a cera de abelha em banho-maria. Acrescente o óleo de jojoba, o bicarbonato de sódio, o óleo de coco e o amido de milho e mexa até adquirir uma consistência homogênea. Retire do fogo, adicione os óleos essenciais e a vitamina E e mexa bem. Despeje o desodorante num frasco de vidro esterilizado com tampa.
Desodorante natural em bastão sem produtos químicos
Ingredientes
1/2 xícara de óleo de semente de uva (120 ml)
2 colheres (de sopa) de cera de abelha (20g)
1 colher de sopa de talco natural (10g)
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de patchouli
5 gotas de óleo essencial de benjoim
1 colher de chá de manteiga de karitê (10g)
Modo de preparo
Derreta a cera de abelha no óleo de semente de uva. Junte com os demais ingredientes e, ainda quente, coloque na embalagem para desodorante bastão.

As Formulações acima contem informações apresentadas de boa fé e fundamentadas no melhor conhecimento sobre o assunto. As informações têm valor apenas indicativo.Quaisquer informações comentadas, inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica.

 

Outras Matérias que podem te interessar...

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInPrint this page
COMPARTILHE

2 thoughts on “Desodorantes caseiros – Receitas

  1. Desculpe, mais uma vez uma perguntinha, o talco posso substituir por bicarbonato ou amido? Estou doida pra fazer também os desodorantes que não vão química, até acredito que em breve vou a uma feira natural e gostaria de usar os produtos mais naturais possível. Infelizmente o frasco para desodorante em bastão não encontro de jeito nenhum, somente os de rollon que inclusive já comprei.
    Obrigada mais uma vez e como disse, esse blog tem tudo, demais! Estou estudando com ele…parabéns querida.beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *