Desodorantes caseiros – Receitas 2

Desodorante líquido
Ingredientes:
100 ml de água de hamamélis,
90 ml de água deionizada ou destilada,
dez ml de vinagre de cidra e
75 gotas de óleos essenciais: 45 gotas de tea tree, 20 de lavanda e dez de cipreste.

Modo de fazer:
misture todos os ingredientes, deixando os óleos essenciais por último. Despeje o conteúdo em um recipiente de vidro esterilizado com tampa

Desodorante em pó
Ingredientes:
30 gramas de amido de milho,
dez gramas de bicarbonato de sódio
30 gotas de óleos essenciais: 15 gotas de tea tree,
10 gotas de lavanda
5 gotas de cipreste.

Modo de fazer:
misture bem os ingredientes em pó e adicione os óleos essenciais por último. Conserve o desodorante num recipiente de vidro esterilizado com tampa.

Desodorante Caseiro:
Ingredientes
1/3 xícara óleo de coco
1/3 xícara de polvilho doce
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
10 gotas de óleo essencial de laranja doce *
5 gotas de óleo essencial de canela*

Modo de fazer:
Misture o polvilho e o bicarbonato com o óleo de coco. Acrescente o óleo essencial escolhido. Devia formar uma pasta, mas aqui no Rio o óleo de coco fica líquido no calor. O desodorante parece cola branca. Coloque a mistura numa jarra de vidro. Eu, porém, tinha este pote gracioso que guardo há muito tempo. (É o pote de Altoids, um doce americano). O pote é o tamanho perfeito, e por isso resolvi usar, mas acho que vou usar um vidro no futuro. Comecei a pensar… este pote deve ser de alumínio, um dos ingredientes que estou querendo evitar! Eu guardei a mistura na geladeira e solidificou em pouco tempo. Se estiver com pressa, pode colocar no congelador por 20 minutos.
Ao usar, ele derrete imediatamente ao entrar em contato com a pele. Não é necessário usar muito. O óleo do coco é absorvido pela pele rapidamente e não mancha a roupa

Desodorizante natural com óleos essenciais:

Receita 1:
10 gotas de óleo essencial toranja ou limão
10 gotas de óleo essencial cipestre
10 gotas de óleo essencial lavanda.
5 gotas de óleo de melaleuca
60ml de hamamélis

Receita 2:
Sinergia para spray de 100 ml:
35 gotas de Óleo Essencial de Lavanda
15 gotas de Óleo Essencial de Cipreste
20 gotas de Óleo Essencial de Tea tree
10 gotas de Óleo Essencial de Lemongrass*
90 ml de água deionizada/destilada
09 ml de álcool de cereais

* Cuidado com o sol, pois o Lemongrass é um óleo fotossensibilizante.

Estes compostos inibem o desenvolvimento de bactérias dérmicas. Misture todos os compostos num frasco vazio de desodorante spray, e agite sempre antes de usar!

Desodorante em Spray

1. Encha aproximadamente metade do frasco com água. (100 mls)

2. Adicione uma ponta de colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture completamente.

3. Continue adicionando pequenas quantidades de bicarbonato até a mistura se tornar úmida e pastosa, com uma textura tanto escorregadia quanto uniforme. A quantidade total a ser utilizada dependerá do tipo de água usada e do tamanho de seu frasco. Alguns tipos de água removem a sensação de viscosidade, nesse caso, você precisará adicionar mais bicarbonato.

4. Se desejar, acrescente uma gota de óleo essencial de lavanda. Você pode querer usar outro tipo de óleo essencial, mas certifique-se de conhecer as propriedades do mesmo e procure saber se é seguro aplicá-lo em sua pele, levando em consideração qualquer condição médica que você possa ter.

5. Agite o frasco gentilmente para misturar todos os ingredientes. Eles devem ficar escorregadios e precisam estar totalmente dissolvidos, pois quaisquer partículas granulosas irão esfolar a pele e causar irritação durante o dia. Quando a mistura adquirir essas características, o desodorante estará pronto para ser aplicado.

6. Borrife o desodorante caseiro em suas axilas. Não lave. Apenas massageie suas axilas gentilmente a fim de que sua pele absorva o desodorante mais rapidamente e para que ele seja espalhado em toda a região debaixo de seus braços.

Dicas

• Se o desodorante ficar demasiadamente aguado, apenas acrescente um pouco mais de bicarbonato de sódio. Se ele ficar granuloso, adicione mais água. Não se esqueça de agitar o frasco.

• Este desodorante pode durar um dia inteiro, dependendo de suas atividades. Você pode precisar usar mais ou menos. Se você pratica esportes, coloque o frasco em sua sacola e reaplique conforme necessário.

• Se o desodorante não estiver funcionando bem ou se você estiver prestes a ter um dia extremamente ativo, tente adicionar um pouco mais de bicarbonato e esfregá-lo gentilmente após aplicar o desodorante. É uma boa ideia manter um recipiente com bicarbonato de sódio em seu banheiro para essa finalidade. Sempre que precisar, basta aplicá-lo com seus dedos.

• Se surgir qualquer mancha branca por ter aplicado demais, relaxe: basta lavar com água. O bicarbonato não causa danos às roupas.

As Formulações acima contem informações apresentadas de boa fé e fundamentadas no melhor conhecimento sobre o assunto. As informações têm valor apenas indicativo.Quaisquer informações comentadas, inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica.

Outras Matérias que podem te interessar...

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInPrint this page
COMPARTILHE

3 thoughts on “Desodorantes caseiros – Receitas 2

  1. Olá, olha eu mais uma vez.

    Por favor, esta água de hamamélis eu consigo em farmácia de manipulação ou posso utilizar babosa natural ou até extratos glicólicos em seu lugar?
    E para fazer o desodorante rollon que não fique muito aguado, qual a melhor receita?
    Ah já lí que podemos nos desodorantes líquidos usar o alúmen que é um cristal natural, você indicaria?

    Muito obrigada querida!
    beijos

    1. Você pode comprar em farmácia de manipulação ou comprar a erva no site e fazer um chá fraco com ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *