Batons e Manteigas granulados – Solução de problemas

batom-e-cristalizacao-da-manteiga

 

Imagine, você acabou de fazer um delicioso baton, cheiroso, colorido e cheio de brilho para realçar o seu sorriso. De repente o processo dá errado e sai áspero e grosseiro. Em alguns tubos o baton ficou granuloso e você acaba perdendo todo o seu material que estava pronto para a venda.

O motivo destes problemas é a cristalização que pode acontecer em qualquer manteiga de origem vegetal.
A cristalização ocorre quando uma manteiga vegetal derrete, durante condições quentes, e depois volta a esfriar muito lentamente.

As manteigas em que mais ocorre este tipo de problema são a manteiga de manga e a manteiga de karitê.
Depois do aquecimento, no processo de resfriamento pode acontecer a formação de pequenos cristais que normalmente se derretem quando em contato com o calor da pele, embora esta textura meio arenosa que eles provocam seja desconfortável, não há nenhuma alteração nas propriedades da manteiga.

Para eliminar a cristalização, as manteigas precisam ser aquecidas cuidadosamente até derreter completamente e mantê-la aquecidas durante alguns minutos. Alguns especialistas recomendam continuar a aquecer a manteiga em um pouco acima do ponto de fusão por alguns minutos extras. Para Manteiga de Karitê, recomenda-se aquecimento a 80 ° C e permaneça aquecida a esta temperatura durante mais ou menos 20 minutos.

É interessante fazer este pré-aquecimento na manteiga de karité ou Manga desta forma antes de utilizá-la em uma formulação. Este aquecimento, deve ser feito preferencialmente em banho-maria, evitando-se o uso do micro-ondas.

Imediatamente despeje a manteiga em seu recipiente desejado e, em seguida, coloque no freezer (recomendado) ou geladeira para um rápido esfriamento. É importante esfriá-la o mais rapidamente quanto possível. Isto vale tanto para a manteiga pura como para todos os produtos que contenham manteiga na sua formulação, lembre sempre disso… Quanto mais tempo a manteiga permanece derretida, a probabilidade de formação de cristais aumenta.

Assim que o produto estiver frio e solidificado novamente, poderá ser retirado do freezer ou congelador.
Caso você não tenha esta opção de resfriamento rápido, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo de resfriamento:
 

Distribua a manteiga em pequenos pacotes, e dê a cada um, espaço de sobra para se refrescar. Não feche as tampas ou coloque tampas em qualquer embalagem até que o produto tenha esfriado. Evite empilhar os pacotes juntos, sempre mantenha espaço entre eles para facilitar a dissipação do calor mais rapidamente.

Se você está refrigerando um grande lote de manteiga, aumente a área de superfície, tanto quanto você puder. Despeje o líquido em um molde ou assadeira rasa o maior possível.

Resfriar a manteiga na área mais fria e ventilada quanto possível. Se sua cozinha é quente e abafada, considere a possibilidade de remover o produto para um local mais frio.
Certifique-se de proteger a manteiga da poeira, umidade, ou detritos enquanto esfria. Uma vez que esteja endurecido, retire uma pequena parte para testar para ver se formaram cristais novamente. Se não houve formação de cristais, seu produto está pronto para ser utilizado.
 

Clique Aqui para ver Receitas Especiais de Batons

 

Outras Matérias que podem te interessar...

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInPrint this page
COMPARTILHE

2 thoughts on “Batons e Manteigas granulados – Solução de problemas

  1. DESDE QUE CONHECI O BLOG DE VCS,DE IMEDIATO APAIXONEI-ME..LEIO CADA ARTIGO TOMO NOTAS E FICO MARAVILHADA COM AS POSSIBILIDADES..GRATA POR COMPARTILHAR ESTE CONHECIMENTO ASSIM DESTA MANEIRA TÃO SIMPLES..

  2. Eu também adoro o conteúdo desse blog! indico para outras pessoas sem medo,porque aqui tem muita informação valiosa pra quem curte cosmetica natural ! Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *