Perfumes parte 3 Composição das Fragrâncias

 

Perfume Parte 3 - Composição das Fragrâncias


Combinação de fragrâncias

Os perfumes têm em sua composição uma combinação de várias fragrâncias distribuídas segundo o que os perfumistas denominam de notas de um perfume.
Assim, um bom perfume possui três notas:
Nota superior (ou cabeça do perfume): é a parte mais volátil do perfume sentida, geralmente nos primeiros 15 minutos de evaporação. Elas são as responsáveis por aquela impressão inicial que você tem logo que abre o frasco do perfume, e representam de 10% a 20% do total da fórmula. Geralmente, são frescas, cítricas e verdes, como limão, laranja, bergamota, lavanda, pinho, eucalipto e mandarina.
Nota do meio (ou coração do perfume): é a parte intermediária do perfume. Elas vêm logo em seguida, e são o “corpo”, que personificam o caráter do perfume. Elas fazem toda a diferença no cheirinho que você vai sentir, e representam cerca de 40% da formulação. São a alma, o centro, a expressão do tema principal. Menos voláteis, podem ser sentidas assim que o líquido é absorvido pela pele e normalmente incluem os gêneros floral, fruta ou aromático, como jasmim, rosa, muguet, pêssego e lavanda.
Nota de fundo (ou base do perfume): é a parte menos volátil, presentes nas matérias-primas de peso molecular alto, como âmbar, cedro, sândalo, vetiver e patchouli. Dominam de 40% a 50% do total define o cheiro que vai ficar na sua pele. Geralmente levam de quatro a cinco horas para ser percebida. É também denominada ‘fixador’ do perfume. A estas fragrâncias estão associadas, segundo os perfumistas, as emoções fortes e a sugestão de experiências como encontros sexuais e mensagens eróticas.
Portanto as notas que compõe um perfume tem evaporações diferentes, por isso o cheiro muda gradualmente.


Um perfume pode ter até cerca de 300 matérias primas para chegar ao seu resultado final. Tudo combinado pelo perfumista, profissional de olfato apurado que combina todos esses ingredientes
Além da essência e do solvente, os fabricantes adicionam à mistura substâncias denominadas de fixadores que têm a função de retardar a evaporação da essência, e conseqüentemente, prolongar os efeitos do perfume. É comum também adicionar um outro álcool, o propilenoglicol, para aumentar a solubilidade da essência no solvente.
O segredo da fixação
No perfume, a fixação não é sinônimo de qualidade. Existem perfumes maravilhosos que não são muito duradouros e perfumes de longa duração pouco agradáveis, às vezes é melhor uma satisfação intensa em poucas horas do que 24 horas de que algo extremamente enjoativo.Perceber um cheiro diferente é reagir a um impulso cerebral nos alertando de uma mudança olfativa em nosso ambiente, que pode significar para nós a presença de um perigo ou de um acontecimento importante para nosso bem estar. A parte do cérebro responsável pelo olfato é o rinencéfalo (cérebro do cheiro), que é a parte mais animal do cérebro humano; ela reage instantaneamente aos impulsos lfativos sem controle de análise do pensamento e da inteligência. Um cheiro de comida rovoca uma sensação de fome, mesmo que tenhamos acabado de almoçar, rovocando uma salivação incontrolada em um primeiro momento, da mesma forma um cheiro de perigo provoca um pânico imediato, um cheiro agradável provoca prazer físico.Mas essas reações são instintivas e de pouca duração, rapidamente o cérebro inteligente retoma o controle e por isso corta depois de um tempo a percepção do olfato. Em duas horas no máximo a pessoa deixa de perceber o cheiro, que de estranho virou normal no ambiente. Da mesma forma o consumidor de um perfume acha que ele desapareceu. Somente uma outra pessoa vindo de outro ambiente pode definir quanto tempo o perfume vai persistir na pele. Essa reação explica porque algumas pessoas se perfumam várias vezes sem necessidade e acaba exagerando na quantidade, tornado o perfume insuportável, deixando assim de ser atrativo para ser repulsivo.
Semana que vem na próxima matéria sobre perfumes tipos de perfumes para homens e mulheres e outras dicas, aguarde……

 

 

 

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *