Perfumes parte 2

 


Componentes básicos de um perfume

Um perfume é, por definição, um material — porção de matéria com mais de uma substância. A análise química dos perfumes mostra que eles são uma complexa mistura de compostos orgânicos denominada fragrância (odores básicos). Inicialmente, as fragrâncias eram classificadas de acordo com sua origem. Por exemplo: a fragrância floral consistia no óleo obtido de flores tais como a rosa, jasmim, lilás etc. A fragrância verde era constituída de óleos extraídos de árvores e arbustos, como o eucalipto, o pinho, o citrus, a alfazema, a cânfora etc. A fragrância animal consistia em óleos obtidos a partir do veado almiscareiro (almíscar), do gato de algália (algália), do castor (castóreo) etc. A fragrância amadeirada continha extratos de raízes, de cascas de árvores e de troncos, como por exemplo, do cedro e do sândalo.O sistema moderno de classificação das fragrâncias engloba um total de 14 grupos, organizados segundo a volatilidade de seus componentes:

Cítricas

São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja, sendo que neste grupo encontram-se as essências das primeiras Águas de Colônia.
Lavanda

Derivadas e ou combinações de lavanda.
Florais

Família de grande importância, pois agrupa perfumes cujo tema principal são as flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, floral frutal, entre outros.
Filifolhas

Compreendem uma composição de essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.
Chipre

Este termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917, constituindo um grupo de perfumes baseados principalmente nos acordes do patchuli, da bergamota e da rosa.
Amadeirados

São notas suaves como o sândalo e o patchuli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, e na maioria das vezes, com notas cítricas e de lavanda conjuntamente.
Âmbar

Muitas vezes chamados de “orientais”, fazem parte deste grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhados.
Couro

Trata-se de uma fórmula muito particular, por ser um perfume diferente da maioria, apresentando notas secas que tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.

Além dos a base de ervas (hortelã), aldeídica, verde (jacinto), frutas (pêssego), , especiarias (cravo), animal (algália), almíscar e baunilha.

 

 

Os perfumes e a pele

Cada tipo de pele reage ao perfume de um modo diferente, em algumas o cheiro parece literalmente grudar, e em outras desaparecer em pouco tempo, o mesmo perfume pode persistir de 14 a 15 horas em uma pessoa e 2 ou 3 horas em outra.

As explicações são muitas: acidez da pele, oleosidade, doenças e medicamentos utilizados, problemas de origens hormonais, alimentação e se é ou não fumante.

De um modo geral podemos nos orientar na escolha de um perfume quanto aos tipos de pele (oleosa ou seca).

 

 

PELE OLEOSA: na pele oleosa as glândulas produzem mais oleosidade. Tanto que ela possui uma aparência brilhante, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Por isso a pele oleosa adere melhor e deixa a fragrância mais intensa, assim para este tipo de pele prefira os perfumes mais leves, como as versões de verão, essências orientais, cítricas ou florais leves. Isso vale para peles morenas que na maioria das vezes são oleosas.

PELE SECA: suas principais características são a falta de brilho e uma textura fina e áspera. A baixa produção de oleosidade das glândulas sebáceas faz com que a pele seja pouco lubrificada e hidratada. Os aromas marcantes são ideais, como os amadeirados, florais densos e orientais. Também, recomendado para peles claras que são em grande parte secas.

Assim apenas a pele normal fixa da maneira certa a fragrância, para os outros tipos você poderá seguir as dicas acima.
Na próxima parte da matéria sobre perfumes, discutiremos a combinação das fragrâncias.

Outras Matérias que podem te interessar...

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInPrint this page
COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *