Os resíduos dos cabelos

 

 

 

 

 

A sujeira, a poeira, o pó e a poluição são os resíduos mais conhecidos que se acumulam nos cabelos. Mas nem só agentes externos se acumulam nos cabelos, a caspa, o excesso de sebo produzidos em cabelos oleosos são o início dos resíduos.

O que a maioria das pessoas não sabem é que os detergentes dos shampoos, tiram uma boa parte da sujeira dos cabelos através de trocas, ou seja, trocam as sujeiras por íons com carga geralmente negativa.

Os condicionadores por sua vez, neutralizam as cargas negativas deixadas pelos shampoos, mas seu excedente deixa carga positiva nos cabelos.

O shampoo anti-resíduos retira estes resíduos deixados pelos shampoos e condicionadores só que de forma excessiva e danificadora dos fios de cabelos.

Qualquer coisa que pode ser absorvida pelo cabelo, pode causar o acúmulo de resíduos, até mesmo água.
 

Substâncias que podem causar o acúmulo de resíduos nos fios:

• Compostos catiônicos (Compostos catiónicos que existem em todos os condicionadores não podem ser usado em excesso, por isso, não é recomendado que se lave o cabelo todos os dias (2 ou 3 vezes por semana já basta) e você não deve usar cremes leave-in todos os dias. Use óleos essenciais, como óleo de abacate ou óleo de jojoba, como leave-in para controlar volume e frizz e para hidratar.)

• Silicones, como dimethicone e amodimethicone (Silicones podem causar resíduos, caso você os use demasiadamente. Se você lava o cabelo com shampoo e condicionador, usa leave-in em seguida, depois usa um sérum anti térmico, laquê e anti-frizz, você vai sofrer com resíduos. Silicone são muito comuns em produtos para o cabelo e são geralmente positivos, desde que usados em moderação. Evite silicones mais pesados, como amodimethicone, opte por silicones mais leves (também conhecidos como silicones solúveis), como dimethicone e cyclomethicone, mas não exagere na dose.)

• Polímeros catiônicos, como polyquartenios (polímeros e proteínas, eles podem ser muito beneficiais aos cabelos, mas acumulam com o uso demasiado e contínuo. A regra é usar esses componentes da dose certa, leia os rótulos e evite produtos que possuem os ingredientes citados acima no início da fórmula, pois isso significa que são usados em alta quantidade.)

• Cálcio e outros minérios na água (muito comum em águas de poço). A água dura (tratada com cálcio e que contém outros minerais) que existe em algumas regiões (muito comum no hemisfério norte) e em águas de poço, reagem com o shampoo e causam resíduos.

• Proteínas, como queratina
 

Se você já tem problemas com resíduos e seborréia, não use condicionadores e máscaras com amodimethicone e saiba se sua água pode ser o que está causando esses problemas.

Se a situação do seu cabelo for bem precária, se você realmente tiver resíduos acumulados em abundância e seborréia fora do controle, use um shampoo com sulfato e que também contenha piritionato de zinco ou shampoos com detergentes sem sulfatos, embora sejam raros no mercado e difíceis de encontrar.

No caso do sal e do cloro, o melhor para retirá-los dos fios é lavá-los com água doce logo após a saída da piscina ou do mar. Água destilada é boa para ajudar a retirar o sal, o cloro e algumas outras cargas dos cabelos.

O suor e algumas gorduras simples, podem ser mais facilmente retiradas com um pouco de vinagre passado nos cabelos antes do uso do shampoo. O vinagre misturado a um pouco de água, passado no enxágue, logo após o uso do shampoo, ajuda a fechar as cutículas dos fios de cabelos devolvendo o brilho aos mesmos.

 

 

Os shampoos anti-resíduos devem ser usado nas seguintes situações:

• Antes dos cremes de hidratação, para retirar todos os resíduos e potencializar o efeito hidratante;

• Antes de escovas progressivas (no salão) também para que o ativo da escova penetre melhor;

• Para ajudar no controle da oleosidade em cabelos muito oleosos;

• Para retirar resíduos de produtos utilizados nos cabelos para que os fios sempre recebam os nutrientes e não “acostumem” com shampoos e condicionadores usados diariamente
 

Para quem usa shampoos anti-resíduos nos cabelos seguem alguns conselhos úteis:

• Quanto ao suor, ele pode acabar ressecando os fios e, com isso, o shampoo anti-resíduos em excesso só iria agravar a situação. Vale lembrar, contudo, que não é proibido o uso do produto nessa ocasião. Ele apenas não foi desenvolvido para essa função.

• Para quem têm contato diário com ambientes enfumaçados ou engordurados, o shampoo anti-resíduos é muito recomendado, ou ainda para quem tem oleosidade excessiva.

• A limpeza exagerada do shampoo anti-resíduos pode remover algumas proteínas e lipídios da estrutura dos fios, provocando um ressecamento ainda maior, quebra de fios e ou afinamento deles por retirada de cutículas. O shampoo anti-resíduos só deve ser usado de vez em quando, no máximo uma vez por semana. O uso mais indicado é de 15 em 15 dias ou menos.

• Cabelos secos
Como o shampoo anti-resíduos costuma ressecar um pouco, no caso dos cabelos secos o ideal é utilizá-lo apenas uma vez por mês. Capriche na hidratação após o uso desse shampoo com uma máscara bem potente.

• Cabelos tingidos
O shampoo anti-resíduos retira parte dos pigmentos da tintura, causando o desbotamento da cor. Os cabelos tingidos ficam mais ressecados, e por isso ouso do shampoo anti-resíduos é indicado apenas uma vez por mês.

Dica: Para que o shampoo não altere sua cor, você pode utilizar uma semana antes de retocar a tintura do seu cabelo, aí caso ocorra um desbotamento é só retocar com a tintura depois. Como nos cabelos ressecados, capriche na hidratação.

Dica 2: O uso do shampoo anti-resíduos antes da aplicação de tintura abre as cutículas e permite que a tintura penetre mais nos fios facilitando o tingimento.

Dica 3: Quem usa tintura com amônia não devem receber shampoo anti-resíduos pois a amônia já retira muito da oleosidade natural dos cabelos e couro cabeludo.

• Cabelos com alisamentos temporários
O shampoo anti-resíduos retira os agentes alisantes dos alisamentos temporários, como a escova progressiva. Nesses cabelos NÃO é recomendado esse tipo de shampoo, pois ele diminui o efeito do alisamento e faz com que ele dure menos. Se você quiser MUITO usar um anti-resíduos, utilize a cada 3 meses, sempre antes de retocar a escova novamente.

• Cabelos Afro e ou Afrodescendentes
Os cabelos Afros ou Afrodescendentes por terem a estrutura do fio bem diferente dos outros tipos de cabelos e, visivelmente mais finos, são mais sensíveis e frágeis. O uso de shampoo anti-resíduos deve ser feito somente antes de procedimentos químicos ou no máximo 1 vez ao mês e sempre seguido de uma boa hidratação para ajudar a recompor o fio de cabelo, a cauterização com queratina também é muito recomendada.

Abaixo Links para receitas de tratamentos para cabelos depois do uso de shampoo anti-resíduos e cabelos com química:
Máscara para uso depois de shampoo anti-resíduos
Soluções caseiras o cabelo com efeitos de química ou shampoo anti-resíduos
Soluções caseiras os cabelos com química

As Formulações acima contem informações apresentadas de boa fé e fundamentadas no melhor conhecimento sobre o assunto. As informações têm valor apenas indicativo.Quaisquer informações comentadas, inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica.

VOCÊ PODE GOSTAR

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *