Emulsões, o truque de mágica de Cremes e Loções

 

Todo mundo sabe que água e óleo não se misturam. Para que isso aconteça temos que emulsionar os componentes para que se “combinem”.

A emulsão se forma quando a água é deixada para encapsular moléculas de óleo com o auxílio de um ingrediente elástico chamado um emulsionante. A lecitina de soja, por exemplo, é um emulsionante comum e natural.
Cremes e loções são criados de uma forma muito semelhante. Apenas quando se trata de loções e cremes, outros ingredientes devem ser usados para manter a emulsão a longo prazo.

A cera emulsionante é um ingrediente que foi especialmente formulado para esta finalidade como o polawax ou o monoeatearato de glicerila (MEG). Elas contém apenas as quantidades corretas de cera e emulsificante para manter uma emulsão estável em creme de forma mais simples.

Também é possível criar uma emulsão com a ajuda de ingredientes naturais. No entanto, ao contrário da cera de emulsão , agentes emulsionantes naturais devem ser utilizados em conjunto uns com os outros, para que funcionem. A melhor combinação para começar é com cera de abelha , lecitina , e Borax .

Juntos, estes ingredientes podem ajudar a criar uma emulsão estável de gorduras e águas.

Para criar uma fórmula de emulsão básica, tente trabalhar com esta fórmula simples:

Ingredientes:
1 parte de Emulsionante
3 partes de óleo / manteiga vegetal
6 partes de água

A parte de emulsionante pode ser feita com 100% de cera emulsionante ou de uma combinação de 80% de cera de abelha, 10% Borax, e 10% de Lecitina. Experimente com a quantidade de água, óleo ou emulsificante você tem que criar texturas únicas. Você também pode tentar mudar cera de abelha para outras ceras como, por exemplo, a cera de carnaúba ou a cera floral .
Modo de preparo:
Para criar uma emulsão, comece por aquecer as ceras, óleos e manteigas, juntamente com a lecitina.

Em um recipiente separado, aqueça a água e o bórax. Quando todas as fases estiverem quentes, e as ceras já estiverem completamente derretidas, comece a colocar fase aquosa na oleosa mexendo sempre.

Verter lentamente uma porção muito fina da mistura oleosa na fase aquosa, enquanto mexe continuamente.

Após os ingredientes estarem completamente combinados, continuar a mexer a mistura durante, pelo menos, uns cinco minutos. A mistura deve ficar grossa e opaca.

Dependendo de seus ingredientes a sua mistura pode variar na textura e aparência.

Dar o ponto de emulsão estável também pode exigir alguns ajustes destes índices, dependendo dos ingredientes que você escolher.
Clique Aqui para ver receitas de cremes corporais
As Formulações acima contem informações apresentadas de boa fé e fundamentadas no melhor conhecimento sobre o assunto. As informações têm valor apenas indicativo.Quaisquer informações comentadas, inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica.

 

Até a Próxima

 

 

Outras Matérias que podem te interessar...

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInPrint this page
COMPARTILHE

One thought on “Emulsões, o truque de mágica de Cremes e Loções

  1. Olá equipe como psso fazer algum curso com vocês,
    cordialmente,
    miltinho faustino
    (66) 84453176 e 3558 1374

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *