As Gorduras Mágicas

   

O cabelo nasce no folículo capilar. A maior parte do fio de cabelo é de natureza protéica, ou seja constituída de proteínas. A proteína que está presente em maior quantidade é a queratina.

Dentro do folículo está presente, entre outras coisas a glândula sebácea, cuja função é, entre outras, untar o fio de cabelo para protegê-lo.

Um dos grupos de substâncias gordurosas mais importantes presentes no fio de cabelo e também na pele são as ceramidas.

Ceramidas são lipídios que ajudam a manter a hidratação do cabelo, elas funcionam como uma espécie de barreira impedindo que um cabelo poroso perca hidratação, um tipo de cimento que ajudam a manter as proteínas dentro do fio. Resumindo : As ceramidas vão impedir que um cabelo danificados perca nutrição e proteínas, podendo assim se recuperar mais facilmente.

Muito usada na como principio ativo de cosméticos, a ceramida deixa os cabelos brilhantes, macios, desembaraçado e funciona como um tratamento anti-desbotamento para cabelos coloridos.

Sua função é reter água e nutrientes, mantendo a integridade dos fios. Sua perda ocasiona ressecamento a curto prazo, e enfraquecimento dos fios, e conseqüentemente a quebra dos mesmos, em longo prazo.

A primeira perda significativa das ceramidas, acontece durante a lavagem do cabelo. Os processos químicos como tintura, descoloração, alisamento,e outros deste tipo aceleram esta perda tornando os fios fracos e sem proteção contra a perda de água.

A lecitina de soja composto a base de fosfolipídios também colabora muitíssimo para as mesmas funções das ceramidas, principalmente quando utilizadas em conjunto.

Mas se você pensa que são só estes efeitos destas duas maravilhosas substâncias, está enganada. Um dos grandes efeitos, que aliás eu acho o melhor, é que ambas, quando presentes em cremes para a pele ou até mesmo para o couro cabeludo, funcionam como carreadoras ou carregadoras de ativos, traduzindo, significa que os ativos de um creme ou loção são mais absorvidos e penetram mais facil e rapidamente na pele ou no couro cabeludo.

Toda a química que é usada nos cabelos, atinge o couro cabeludo e os folículos também. Este é o maior problema a longo prazo, pois a tendência (dependendo da química aplicada e da freqüência), é o enfraquecimento do cabelo na raiz, ou seja, o folículo fica enfraquecido e muitas vezes morre, fazendo que a pessoa tenha uma perda temporária ou definitiva de parte dos cabelos.

O uso de protetores de couro cabeludo antes da aplicação dos processos químicos e depois com reposição de ceramidas e outros produtos, diminui significativamente os efeitos nocivos dos processos químicos agressivos ao cabelo.

Também, o uso de shampoos inadequados ao tipo de cabelo, (shampoos mais fortes do que o necessário) também prejudicam não só o cabelo como o couro cabeludo.

As glândulas sebáceas presentes por todo o corpo, secretam gorduras que tem a função de proteção. A retirada de gordura em excesso durante a lavagem, sem reposição, é extremamente prejudicial, pois além de deixar a pele, o couro cabeludo e os cabelos sem proteção, acabam colaborando para o envelhecimento precoce dos mesmos. Infelizmente, não é só a poluição e o sol que envelhecem precocemente a pele e os cabelos.

Pra quem quer manter a saúde e a beleza da pele e dos cabelos, o uso de cremes a base de ceramidas e ou lecitina de soja é um aliado feroz e vale a pena conferir.

 

Clique no link para ver a Receita de Máscara capilar para cabelos danificados

Clique no link para ver a receita de Creme para a pele a base de ceramidas

 

Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

 

Tem algum comentário a fazer?

Gostou desta matéria, escreva pra gente contando o que você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

 

Ate a proxima

Maria Jose

Equipe Sabao e Glicerina

     ]]>

Outras Matérias que podem te interessar...

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInPrint this page
COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *