ALGUNS TIPOS DE AROMATIZADORES E RECEITAS

 

Aromatizante de banheiro prático, bonito e barato!

Sabe aquele lugarzinho onde você coloca uma florzinha, sabonetinhos, sachês…

Vai a sugestão: Você pode fazer na sua casa, colocar umas coisinhas fofas decorativas como: conchinhas, pedrinhas, bolinha de gude, flor artificial, ou velinhas flutuantes em um vasinho de vidro, colocar água e algumas gotas de sua essência hidrosolúvel preferida com fixador, o cheirinho fica forte por uns 3/4 dias… depois desse tempo é só pingar mais umas gotinhas…

Quando quiser mudar o perfume, é só lavar o vasinho e os apetrechos e colocar uma essência diferente.

Você pode usar também em outros locais da sua casa que queira perfumar.

DIFUSORES: há as opções dos aparelhos elétricos ou os tradicionais rechaud, que são também conhecidos como difusores de aromas quentes, uma vez que utilizam velas para o aquecimento das essências. Vale lembrar que neste caso a essência ou óleo essencial é misturado com água para não “queimar” a essência.

Os aparelhos elétricos são bem práticos e eficazes de se beneficiar com as propriedades dos óleos essenciais. Mantém a temperatura ideal para que os óleos essenciais dissipem naturalmente o aroma no ambiente.

Veja exemplo de um Difusor Elétrico

Dica: Se você for utilizar os difusores com palitos, que estão em alta na decoração dos interiores, troque os palitos de posição a cada cinco horas. Caso, em sua família, algumas pessoas sejam alérgicas, evite produtos sintéticos e prefira sempre óleos essenciais. São um pouco mais caros, mas muito naturais e saudáveis. Ao escolher o óleo essencial, tenha em mente que cada fragrância tem a sua característica, como a de acalmar, dar energia, aumentar a concentração, entre outras.

Receita caseira de aromatizador – 1 frasco de vidro de 200ml – 100ml de água destilada – 100ml de álcool de cereal – 30 gotas de óleo essencial – Varetas de madeira (tipo palitos de espetinho)

Modo de Preparo 1. Coloque o álcool de cereal no vidro e acrescente o óleo essencial.

2. Por último, coloque a água destilada.

3. Feche o vidro e misture com suavidade.

4. Deixe por três dias descansando e depois abra o frasco, colocando as varetas para umidificar.

5. Vire as varetas sempre que houver necessidade de aromatizar o ambiente.

 

Varetas Receita 2: As varetas de bambu ou madeira, que ficam mergulhadas em frascos de vidro com uma fórmula que leva óleo essencial, duram cerca de 60 dias.

Materiais: – 1 garrafinha de vidro – 8 palitos de churrasco – água mineral – álcool de cereais – essência – conta-gotas.

Modo de fazer: a) Misture a mesma quantidade de água e álcool. Dependendo do tamanho de sua garrafinha, você pode colocar uma xícara de cada.

b) Adicione 20ml de essência e misture com um dos palitinhos de madeira

c) corte as pontas dos palitos

d) coloque os palitos na garrafinha e vire-os a cada 2 dias.

 

Pot-pourri de flores: Materiais: – 100 g de uma mistura de flores, folhas, fatias de frutas cítricas, musgo e sementes (mamoninha, tridente, macaúba) secas – 1 saco plástico – 1 recipiente spray de no mínimo 100 ml – 70 ml da essência de sua preferência – 20 ml de álcool de cereais – 5 ml de fixador – 5 ml de conservante – 1 pote de vidro transparente e aberto

Modo de fazer: Misture a essência, o fixador, o álcool e o conservante no recipiente spray, formando um único líquido. Ponha a combinação de flores, folhas e sementes secas no saco plástico.

Borrife o líquido até que toda mistura fique aromatizada. Agite as peças dentro do saco, feche e deixe descansar por 24 horas.

Depois, é só arrumar a mistura no pote de vidro da maneira que desejar. O restante do líquido pode ser guardado para outras aplicações.

 

Água de passar: Experimente tirar da gaveta uma fronha ou lençol perfumado para ver se faz ou não toda a diferença do mundo. O segredo do sucesso dessas águas é justamente o calor do ferro de passar, que fixa o aroma de verdade. Nem precisa de muito. Duas ou três borrifadas sobre o tecido e você já tem a garantia de roupa de cama, mesa e banho perfumada com sua essência favorita.

OBS: Se você quiser que o quarto inteiro fique aromatizado, uma sugestão é colocar sobre a colcha da cama ou nas cortinas pela manhã, assim o perfume não fica tão forte à noite, na hora de dormir.

Receita: Materiais: – 90 ml de água, deionizada ou destilada – 10 ml de álcool de cereais – 10 ml de óleo essencial de lavanda.

Modo de fazer: Misture os ingredientes, coloque em borrifador e aplique na roupa de cama e banho na hora de passar ou de fazer a cama.

 

AGUA PERFUMADA Além de funcionar como aromatizador, é também neutralizador de odores.

Água de limpeza perfumada para o interior da casa e dos banheiros Materiais: – 1 litro de álcool de cereais – 20 ml dos seguintes óleos essenciais: para a casa: 10 ml de pau-rosa e 10 ml de laranja ou 10 ml de eucalipto com 5 ml de tea tree e 5 ml de laranja,

para banheiros: 10 ml de tangerina e 10 ml de alecrim

Modo de fazer: Guarde a mistura em um vidro de cor âmbar bem fechado, longe da luz. Para usar, dilua de 2 a 4 colheres de sopa em 1 litro de água e passe com pano nos ambientes.

 

Sachê antimofo Materiais: – Círculos de tecido de algodão cru de 15 cm de diâmetro – Giz escolar de quadro-negro – Cascas de laranja seca, canela em pau e cravo

Modo de fazer: Em cada círculo, coloque pedaços pequenos de giz, a canela, o cravo e a laranja e amarre, fazendo uma trouxinha. Ponha em armários e gavetas

 

Sachê 2: Materiais: – 150g de íris-de-florença, 155g de benjoim, – 150g de cravo – 250g de cálamo aromático.

Modo de fazer: Reduza tudo isto a pó, misture e coloque em saquinhos.

 

Sachê 3: Materiais: – 200g de flores de alfazema, – 30g de benjoim, – 10g de cravo.

Modo de fazer: Reduza tudo isto a pó, misture e coloque em saquinhos.

 

Sachê 4: 5 gotas de essência de alfazema, 35 pétalas de rosas vermelhas, 45g de bórax, 8g de canela em pó, 20g de cravo-da-índia.

Modo de fazer: Misture tude e coloque em saquinhos.

Para deixar os ambientes com aroma de pinho: derrame lentamente 1 colher (sopa) de terebentina em um pouco de água fervendo.

 

Velas perfumadas As velas podem ser usadas para inúmeros fins, desde um jantar formal à iluminação de um banho relaxante. Não há muitas regras, mas algumas recomendações podem orientar o melhor uso para não cometermos excessos.   Velas perfumadas não devem ser usadas à mesa, para que os aromas não se misturem.

Quando for receber, use as velas aromáticas no lavabo ou hall de entrada.

Dica 1: Lembre-se de que velas devem ser acesas e para isso foram feitas. Se você não gosta de acendê-las não as utilize na decoração.

Dica 2: Pode não ser a coisa mais bonita do mundo, mas esta é uma dica de reciclagem que funciona: aproveitar os tubos de papelão dos rolos de papel toalha, papel celofane e filme plástico para guardar aquelas velas grandes, usadas em ocasiões especiais e na decoração de Natal.

 

Encontre Material de Qualidade para Fazer seus próprios Aromatizadores:

Essências , Base para Aromatizadores, Frascos Incríveis, Óleos Essenciais, Àlcool de Cereais

Tem algum comentário a fazer?

Gostou desta matéria, escreva pra gente contando o que você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

 

Até a próxima

 

Maria José

 

Equipe Técnica Sabão e Glicerina

As Formulações acima contem informações apresentadas de boa fé e fundamentadas no melhor conhecimento sobre o assunto. As informações têm valor apenas indicativo.Quaisquer informações comentadas, inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica.]]>