Manteigas Quem são Elas

Manteigas Quem são Elas

 

Óleos e gorduras têm um papel fundamental na alimentação humana. Além de fornecerem calorias, agem como veículo para as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K1. Também são fontes de ácidos graxos essenciais como o linoleico, linolênico e araquidônico e contribuem para a palatabilidade dos alimentos.

Nos últimos quinze anos tem surgido um crescente interesse na tecnologia de modificação dos óleos e gorduras.

Os componentes mais expressivos dos óleos e gorduras são os triglicerídeos e suas propriedades físicas dependem da estrutura e distribuição dos ácidos graxos presentes. Os óleos e gorduras naturais podem ser o único constituinte de um produto ou podem fazer parte da mistura de diversos constituintes em um composto. Existem casos, entretanto, que se torna necessário modificar as características desses materiais, para adequá-los a uma determinada aplicação.Portanto, o setor industrial de óleos e gorduras tem desenvolvido diversos processos para manipular a composição das misturas de triglicerídeos.

A estrutura básica dos óleos e gorduras pode ser redesenhada, por meio da modificação química dos ácidos graxos (hidrogenação), pela reversão da ligação éster (hidrólise) e reorganização dos ácidos graxos na cadeia principal do triglicerídeo (interesterificação).

 

Gordura Animal:

É a gordura retirada de animais. A vantagem da gordura animal é que existe naturalmente em forma sólida, ao contrário da maioria das formas de gordura vegetal.

 

Gordura Vegetal:

A gordura vegetal é toda gordura que é extraída de plantas – desde óleos de sementes, como girassol, soja, algodão, canola, entre outros, e os óleos de frutas como amendoim, amêndoas e óleo de oliva.

A gordura vegetal em seu estado natural é ótima para a saúde porque grande parte da sua composição é de gordura insaturada. Todos os óleos vegetais são naturalmente livres de colesterol.

 

Gordura Vegetal Hidrogenada:

A maioria das formas de gordura vegetal é líquida, para transformá-las em “gorduras sólidas” elas passam pelo processo que se chama “hidrogenação”. Ele consiste em adicionar um átomo de hidrogênio à molécula de óleo, fazendo com que a substância se torne sólida.

 

Hidrogenação:

É a adição de hidrogênio nas insaturações dos ácidos graxos insaturados, permitindo transformar óleos em gorduras plásticas, como a transformação de óleo vegetais em margarina, tornar as gorduras mais rígidas ou reduzir a suscetibilidade a rancidez.

 

Rancidez ou rancificação:

É a oxidação das gorduras, tornando-as com um odor ruim e aspecto característico e impróprias para consumo.

 

Manteiga

A manteiga ou mantega é um produto a base de gorduras do leite, batido até se transformar numa emulsão de água em gordura. Manteiga é o nome dado de forma exclusiva ao alimento obtido do leite de vaca, se for de outro animal o nome correto é manteiga de mais o nome do animal de origem.

 
Manteiga clarificada:
É a manteiga sem água e sólidos do leite que ficam no produto. O processo de obtenção é simples: basta aquecer de modo controlado para a água evaporar e os sólidos se separarem da gordura.
Na cosmética tem sido bastante difundido o uso de manteigas vegetais em shampoos cremes e loções. Por causa do componente gorduroso, seu uso originalmente se restringia a produtos para peles e cabelos secos e ou danificados. No entanto, hoje em dia usa-se em todos os tipos de pele e de cabelos, com critério na quantidade de uso e formas de aplicação.
]]>

Outras Matérias que podem te interessar...

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInPrint this page
COMPARTILHE