MANTEIGAS – QUEM SÃO ELAS – MANTEIGA DE MURUMURU
MANTEIGA DE MURUMURU INCI: Astrocaryum Murumuru Seed Butter
O Murumuru é uma palmeira espinhosa reconhecível à distância com suas grandes folhas pinadas, branquicentas na face interior, de até 10m de altura. Tronco de 2 a 6 m de altura e diâmetro de 25 a 30 cm, com espinhos agudos e pretos podendo atingir até 12 cm, largos, dispostos em anéis. Folhas com bainha vigorosa e abundantes espinhos; inflorescência de racemos largos. Fruto verde, amarelado ou avermelhado quando maduro e recoberto de finos espinhos. Polpa amarela, azeda, até 8 mm de espessura. Prolifera em terrenos argilosos das várzeas e a sombra das matas, encontramos em algumas áreas de terra firme fértil.
A manteiga de murumuru é uma gordura in natura, rica em ácidos láurico, mirístico e oléico, obtida através do processo de compressão fria sob as sementes da Palmeira. O fruto contém uma gordura branca, inodora e sem gosto que não rança facilmente, pois é rica em ácidos láurico e mirístico. A qualidade desta gordura, não é muito diferente da gordura da amêndoa do tucumã, do dendê e do côco, porém ela tem a vantagem de apresentar maior consistência.
Receitas com Manteiga de Murumuru
A gordura do murumuru tem a grande vantagem de possuir baixa acidez (4 a 5 %), especialmente quando preparada com amêndoas frescas, o que diminui os custos de refinamento.
CONSTITUINTES A Manteiga de Murumuru é rica em ácidos láuricos, mirístico e ácido olêico, que contribuem para regular o equilíbrio hídrico e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele.
Obtenção: A Manteiga de Murumuru é obtida das sementes e da polpa da fruta utilizando um processamento natural de pressão à frio sem solventes ou substâncias químicas.
Aplicações e INDICAÇÕES: A manteiga de murumuru é altamente nutritiva, emoliente e hidratante ao cabelo e possibilita a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele. Por isso oferece inúmeras vantagens para ambos, pois é um excelente emulsionante; um emoliente de altíssima qualidade, que firma uma película protetora que ajuda a pele a reter umidade e elasticidade natural, além da hidratação. Sua composição equilibrada de ácidos graxos repõe a camada natural hidrolipídica, dando brilho, maciez, hidratação e proteção aos cabelos, sendo ideal para o tratamento de cabelos danificados. É indicado principalmente para produtos destinados à pele seca e cabelos ressecados e danificados por fatores externos.
Concentração de Uso: A manteiga do murumuru é utilizada em pequenas proporções em xampus (0,5% até 1%) e em formulações de condicionadores, cremes e loções hidratantes, sabonetes, batons e desodorantes (0,5% até 8%). Índice De Saponificação: 220 -250 5 a 25 °C
Composição de Ácidos Graxos: Caprílico 0,80 Cáprico 1,10 Láurico 51,42 Mirístico 29,86 Palmítico 7,81 Esteárico 2,93 Oléico 8,75 Linoléico 3,45 Lignocérico 0,14 Araquidônico 0,15 Behénico 0,14
Receitas com Manteiga de Murumuru