Manteigas – Quem são elas – Manteiga de karité
Manteiga de karité
INCI Name: Butyrospermum Parkii (Shea Butter) Fruit
CAS: 194043-92-0
A manteiga de karité é derivada das nozes de árvores mangifolia, que crescem na áfrica ocidental e central e é cultivada no Sudão. As mulheres negras residentes nos países africanos acreditam que este produto tem poderes místicos. A Karité (Butyrospermum parkii) é famosa pela manteiga extraída de seus frutos.
A fruta, ou porca, é colhida e a semente extraída e, em seguida, a semente é pressionada para extrair os óleos naturais.
Existem dois tipos de manteiga de karité: refinada e sem refino. Estas duas formas variam muito. Uma delas é a manteiga em seu estado natural e o outro é a manteiga que passou por um processo de refinação, que tira de alguns dos seus atributos naturais.
A manteiga não refinada é um bege de cor brilhante, amarelo, em vez de cor branca, e tem um odor agradável.
A refinada é branca e inodora, porque o processo de refino tira da manteiga do seu odor e cor naturais. Algumas das habilidades da manteiga natural de cura são perdidos durante o processo de refino. A manteiga refinada é amplamente utilizada em cosméticos e loções.
Obtenção:
O caroço contém 45-48% de gordura , 10% de proteínas e 25% de carboidratos.
O produto é extraído por prensagem com posterior refino para que o produto tenha coloração e odor adequados ao uso cosmético.
PROPRIEDADES:
Composta por uma mistura de ácidos graxos (Ácido Oleico; Ácido Esteárico; Ácido Palmítico; Ácido Linoleico) e por uma fração insaponificável. Apresenta tocoferóis, triterpenos, esteróides e hidrocarbonetos, a Manteiga de Karité possui várias propriedades que a tornam um princípio ativo bastante interessante para uso cosmético:
– Rica em Ácido Cinâmico, atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele e dos cabelos contra a radiação UV (Pode ser usada para potencializar o efeito de outros filtros);
– Por conter uma boa quantidade de Tocoferóis, tem propriedades antioxidantes; é um excelente emoliente natural com alto teor de insaponificáveis, e tal como as gorduras vegetais, exerce uma ação protetora sobre a pele e os cabelos, prevenindo contra o ressecamento. Fornece brilho e maciez aos cabelos e protege a pele e os cabelos contra a radiação solar.
Além dessas propriedades, melhora o aspecto e a consistência das emulsões e proporciona um toque aveludado e uma agradável sensação de emoliência à pele. A Manteiga de Karitê é indicada quando se deseja maior elasticidade e regeneração dos tecidos epidérmicos.
INDICAÇÕES:
– Produtos Infantis
– Produtos Anti-Idade
– Produtos para Área dos Olhos
– Produtos para Peles Secas
– Produtos para Peles Sensíveis
– Produtos Solares
– Produtos Labiais
– Shampoos e Condicionadores para Cabelos Secos e sem Brilho.
CONCENTRAÇÃO USUAL:
Pode variar de 0,5 a 20,0%, de acordo com o efeito pretendido.
Pele: Emulsões para o rosto/corpo: 1 – 10%.
Fotoprotetores: 5 – 20%.
Cabelo: shampoos, condicionadores, cremes capilares: 1 – 10%.
ARMAZENAMENTO
Conservar bem fechado ao abrigo da luz em temperatura entre 15 – 30º C
Composição Ácidos Graxos:
Ácido palmítico 3,0 – 6,0%
Ácido esteárico 36,0 – 44,0%
Ácido oléico 44,0 – 50,0%
Ácido linoléico 4,0 – 8,0%
VOCÊ PODE GOSTAR
Marketing olfativo – Conheça melhor esta Tendência
Óleo de Neem - Suas propriedades para a cosmética
Lanolina - A gordura poderosa
Manteiga de MuruMuru
Shower Gel
13 USOS DAS ARGILAS QUE VOCÊ DESCONHECIA
Entendendo os desodorantes e seus componentes Última parte
Manteigas - Quem são elas - Manteiga de Cupuaçu