/elementos/topo.png

 23/04/2012

Corpo,Facial,Gel,Hidratante,Informações e Produtos,Loções e Cremes,Mãos e Pés,Matéria,Rosto

Sepigel – O milagre da multiplicação do Creme


 

Muito se fala e se faz em termos de bases para cremes e loções. Temos no mercado uma ampla diversidade de bases para cremes e loções. Porém, esbarramos em detalhes que na hora de fazer ou ter bons resultados a coisa fica mais séria.

Os géis têm sido muito usados como bases dermatológicas pois possuem bom espalhamento, são não-gordurosos e podem veicular vários princípios ativos hidrossolúveis e lipossomas. São mais usados para as peles mistas ou oleosas. Os géis-creme são emulsões contendo alta porcentagem de fase aquosa e baixíssimo conteúdo óleos, estabilizadas pôr colóide hidrofílico. São também chamados de cremes oil-free.

O primeiro problema é a preparação do produto, a maioria é ruim de dissolver e nem sempre fica como você queria, aí toca fazer tudo de novo e torcer para chegar no ponto desejado. As vezes na hora de determinar o creme você percebe que ficou muito grosso ou muito fino e tem que adicionar ou retirar a base, e no final das contas, os ativos já não estão mais na contração inicial, e aí? acertar tudo de novo, ou então fica como está.

O segundo problema, é a oleosidade das bases, a maioria já bem oleosa, e com mais adição de óleos… para as Peles oleosas acabam se tornando um problema, pois mesmo que se deixe de colocar algum óleo, a base por si só é oleosa reforçando a sensação de “grude” na pele e no corpo até que seja absorvido.

Dentro desta tendência do uso de cremes e géis oil free, ou seja livres de óleos, encontramos o alternativa excelente para tudo isto.
É um polímero acrílico, vendido na forma de solução líquida, que com simples adição de água forma o gel.

Trata-se de uma preparação que tem sido largamente utilizada, pois em um gel-creme é possível veicular substancias lipossolúveis, tais como filtros solares, princípios ativos oleosos, sem que o produto final deixe na pele uma sensação gordurosa e podem ser usados em todos os tipos de pele.

 

 

Gel hidrofílico é uma preparação semi-sólida composta de partículas coloidais que não se sedimentam (ficam dispersas). Geralmente, as substancias formadoras de géis são polímeros que, quando dispersos em meio aquoso assumem conformação doadora de viscosidade à preparação.

A constituição do gel, depende da quantidade de água adicionada, assim você consegue desde um creme até uma loção, dependendo da quantidade de água adicionada.

Como não tem óleo, ele é uma base não comedogênica, isto é não provoca acne, não deixa a pele oleosa, tem uma absorção e uma sensação na pele muito gostosa, e com a adição de alguns ativos, o toque pode ficar extremamente sedosa na pele ou no cabelo.
O sepigel é uma alternativa excelente para formulações para pele oleosa, e também para outros tipos de pele quando se quer um creme mais clean, com toque mais suave e não pegajoso.

O rendimento do sepigel é admirável, com um pouquinho da solução, você faz uma quantidade grande de creme com qualidade e eficácia.
Outra vantagem do sepigel, principalmente em relação ao carbopol, é a questão do ph. O ph é a medida da acidez ou alcalinidade de uma solução ou formulação. O carbopol, embora seja um excelente formador de gel, tem que ser usado em fórmulas alcalinas com ph acima de 7, porque abaixo disso, ele perde a viscosidade.

O ph da pele está entre 5 e 6, relativamente ácido. Os cabelos, ficam brilhantes, quando as suas cutículas estão fechadas, isto acontece com um ph levemente ácido também entre 5 e 6.

Os melhores cremes para a pele, são aqueles cujo ph é levemente ácido ou neutro ph 7. Com o carbopol isto é impossível pois ele não funciona se o ph não for alcalino. O sepigel tolera relativamente bem, ph pouco ácido se tem viscosidade excelente em ph neutro. É uma grande facilidade, fazer formulações com um desempenho muito bom em relação ao ph com o sepigel. Você consegue resultados muito bons com facilidade.

Com o uso do sepigel, com certeza seus clientes vão notar a diferença na qualidade e vão aprovar o produto final.

Vale a pena experimentar!!!!!!

 


Receitas com Sepigel

POMADA CAPILAR – Anti-Frizz  com sepigel

Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Tem algum comentário a fazer?

Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

Atéa próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina

 

Clique aqui para visitar nossa Loja Virtual

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum Comentário »

Não há opinião.

Deixe sua opinião

*

/elementos/separacao.jpg